Gaspar será a anfitriã da 36ª Feira Regional de Matemática

Evento será realizado no dia 26 de agosto, na EEB. Zenaide Schmitt Costa

Estimular alunos e professores a desenvolverem atividades, pesquisas e experiências na área de exatas é o foco da Feira Regional de Matemática. Interrompida por dois anos, por conta da pandemia, a 36ª edição da feira regional já tem data marcada para a volta presencial na região. O evento que reúne escolas públicas, privadas de todos os níveis de ensino, será realizado em Gaspar, na EEB. Zenaide Schmitt Costa, no dia 26 de agosto, a partir das 8h, com abertura oficial marcada para as 11h.

Serão 60 trabalhos desenvolvidos por alunos de Gaspar, Blumenau, Ilhota e Pomerode, sendo distribuídos nas categorias de Educação Especial, Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos finais (ensino fundamental), Ensino Médio e Professor. Os oito melhores projetos serão classificados para a disputa da Feira Catarinense de Matemática, que será realizada em Timbó. A avaliação dos projetos é realizada através de uma série de característica, seja através da forma de comunicação, domínio do conteúdo, qualidade cientifica, relevância científico-social, entre outros.

A Feira Regional tem como objetivo, despertar nos alunos o maior interesse na aprendizagem da matemática, promover a troca de experiências pedagógicas e aplicação de novas metodologias, integrar novas tecnologias de informação e comunicação entre professores e alunos.

Janaína Poffo Possamai, professora do departamento de Matemática, da Universidade Regional de Blumenau (FURB) e uma das coordenadoras da feira de matemática, destaca a importância da ação para os alunos. “O estudante que participa das feiras, passa ter um olhar mais humanista sobre esse componente curricular, uma vez que ele se comunica os outros a partir dessa forma de linguagem ao socializar o seu trabalho e vincula seus interesses pessoais. A experiência e algumas pesquisas têm nos mostrado, que a participação dos estudantes em Feiras de Matemática impacta nas suas formações quando eles avançam para a graduação e se constitui como uma experiência marcante, sendo lembrada e registrada quando eles se referem a Matemática” explica.

Após dois anos sem a realização de feiras presenciais, Gaspar se prepara para realizar uma grande festa. “Esse é um momento em que nossos professores e alunos compartilham práticas e atividades ligadas à matemática. Nossa equipe da educação trabalha para criar uma grande festa em prol da educação, queremos proporcionar uma experiência inesquecível à todos que forem prestigiar a Feira Regional de Matemática”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

A Feira Regional de Matemática é organizada pela Prefeitura de Gaspar, Prefeitura de Blumenau, Prefeitura de Ilhota, Prefeitura de Pomerode, Universidade Regional de Blumenau (FURB), Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina (IFSC) e Coordenadoria Regional de Educação.

Foto: Arquivo PMG