Gaspar suspende aulas nesta quinta-feira, dia 6

Principal motivo é a baixa frequência de estudantes durante a quarta-feira

A Secretaria de Educação de Gaspar registrou uma baixa frequência de estudantes nas unidades públicas municipais nesta quarta-feira, dia 5. Diante deste fato, a Prefeitura de Gaspar definiu por suspender as aulas nesta quinta-feira, dia 6. A administração reforça que não há indícios de perigo para as unidades do município e a Polícia Civil já afirmou que o ataque ocorrido em Blumenau se trata de um fato isolado. Nenhuma unidade de Gaspar registrou qualquer tipo de incidente.

Por conta da tragédia e dos diversos boatos e notícias falsas que circularam no Estado, a comunidade gasparense, assim como de outras cidades vizinhas, demonstrou apreensão e medo em manter crianças e adolescentes nas unidades escolares. Inicialmente as unidades públicas municipais mantiveram-se abertas, porém, a após avaliação da frequência e a afirmação de pais e responsáveis pelo desejo de manter as crianças e adolescentes em casa, uma nova decisão foi tomada.

O prefeito Kleber Wan-Dall reforça que esteve em contato com os órgãos de segurança durante todo o dia e que a orientação foi de manter as escolas em funcionamento. “A informação é de que não há risco relacionado à tragédia de Blumenau, por isso, não haveria necessidade de suspender as aulas. Deixamos essa decisão de manter as crianças na escola para os pais e, pela nossa avaliação, a decisão deles foi de manter as crianças e casa. Já que que essa foi a decisão, não há porque mantermos toda a infraestrutura das escolas se não tivermos alunos para atender”, explica o prefeito. As aulas retornam na segunda-feira, dia 10.

Apesar de diversos boatos e notícias falsas, Gaspar não registrou qualquer indícios de incidentes. Para evitar a disseminação de fake news, a Prefeitura de Gaspar reforça o pedido para que a população sempre busque informações através de canais oficiais do governo ou da imprensa oficial.

Em 2021 todas as 33 unidades municipais de ensino foram equipadas com travadas eletrônicas e câmeras. Nesta quarta-feira o policiamento foi reforçado, assim como os protocolos de segurança. Desde 2021 a Prefeitura já estuda outros meios de aprimorar ainda mais a segurança das escolas. Novos encaminhamentos estão previstos para os próximos dias.

SOBRE O CASO

Em coletiva à imprensa na tarde desta quarta-feira a Polícia Civil afirmou que investigações preliminares apontam que o criminoso já tinha passagens pela polícia e agiu sozinho. Não há indícios de envolvimentos com jogos online ou mesmo associação com outras pessoas. Por isso, a informação é de um caso isolado. O suspeito entrou em uma creche privada de Blumenau pulando um muro e de porte de armas brancas. Quatro crianças morreram e outras quatro estão feridas em hospitais da cidade.