Gaspar tem 11 atletas convocados para as regionais das Paralimpíadas Escolares

A competição será realizada entre os dias 5 e 9 de setembro na cidade de São Paulo

‌Uma das mais importantes competições escolares paralímpicas do território nacional está prestes a iniciar, e Gaspar e contará com onze participantes, que representam o Programa Paradesporto, a cidade de Gaspar e o Estado de Santa Catarina. A Etapa Regional 3 das Paralimpíadas Escolares serão realizadas entre os dias 5 e 9 de setembro no Centro de Treinamento Paralímpico na cidade de São Paulo.

‌A Regional 03 das Paralimpíadas Escolares têm por finalidade estimular a participação dos estudantes com Deficiência Física, Visual e Intelectual em atividades esportivas. Para a disputa da competição foram convocados os atletas com idade escolar com os melhores índices dos seguintes estados: Espírito Santos, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul.

‌Gaspar terá representantes em todas as modalidades presentes na competição, sendo sete no atletismo, dois na natação paralímpica e dois na Bocha Paralímpica. No último ano Gaspar contou com a participação da atleta da natação Gabriely Stein Hostin nessa etapa da competição, que foi um dos grandes destaques, conquistando três medalhas de ouro.

‌Gabriely, volta a participar da etapa nesse ano e garante estar ainda mais preparada que na edição do último ano. “Foi um ano onde consegui evoluir muito como atleta, diminuindo meus tempos de prova e participando de varias competições. Estou confiante para conseguir mais uma vez a classificação para a etapa nacional das paraolimpíadas escolares”, afirma a atleta.

‌Os três primeiros colocados em cada uma das classes conquistam uma vaga para a disputa da etapa nacional da competição. As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009 e desde então, se tornou o maior evento esportivo mundial para crianças com deficiência em idade escolar.

‌Confira a lista com os representantes de Gaspar na competição:

Samuel Humberto Silva
Izabela Schmidt
Teylon Fernando Colling
Michael Villalba
Ayris H. Ribeiro Pereira
Milene Pinheiro
Gustavo Ribeiro Tobias

Natação

Arthur Adriano Bunn
Gabriely Stein Hostins

Bocha

Arthur da Silva Shereiber
Luiz Eduardo Rifel Sagas

Programa Paradesporto Gaspar

Criado em 2019, porem com inicio efetivo em meados de 2021 o Programa Paradesporto Gaspar vem seguindo uma trajetória de grandes conquistas. O Programa da Prefeitura de Gaspar é realizado pela Fundação de Esportes em parceria com a Secretaria de Educação. Em pouco mais de dois anos já atendeu cerca de 180 jovens e adultos de Gaspar que possuam algum tipo de deficiência e os atletas participantes conquistaram 118 medalhas, sendo 71 delas de ouro.

Bolsa Atleta

Alguns dos representantes de Gaspar do Programa Paradesporto já são contemplados pelo Programa de Bolsa Atleta de Rendimento. A categoria foi incluída nesse ano e já realiza o auxilio para alguns atletas que também competiram no último ano. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.