Gaspar terá dois representantes no Sul Brasileiro de Skate

Etapa serve como classificatória para o Campeonato Brasileiro de Skate Park

‌Os skatistas de Gaspar já intensificaram a rotina de treinos em preparação para um dos principais campeonatos de skate amador do pais. Durante os dias 09 e 10 de setembro dois atletas representam Gaspar no Sul Brasileiro de Skate Street, que será realizado no município de Cascavel no Paraná. Etapa serve também como classificatória para o Campeonato Brasileiro de Skate Park.

‌Os representantes de Gaspar no Sul Brasileiro são os atletas Murilo Vargas Joaquina e Guilherme Igor Dutra, ambos na categoria incitante. Os dois atletas conquistaram a vaga para o sul brasileiro no final de julho, quando representaram Gaspar nos Joguinhos Abertos de Santa Catarina. Na competição Guilherme conquistou a 12ª colocação e Murilo conquistou a vice colocação.

‌O Sul Brasileiro é uma das principais competições de Skate Amador do pais. Na competição os melhores atletas amadores dos três estados do sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul) se enfrentam, buscando além do pódio, a vaga para a disputa do Campeonato Brasileiro de Skate Street, que será realizado em Dezembro, ainda sem um local definido.

‌Os atletas de Gaspar são formados pelo Projeto Amigos do Skate, que atua em Gaspar a mais de 10 anos formando talentos na modalidade. Recentemente, a cerca de dois anos o Projeto Amigos do Skate firmou uma parceria com a Prefeitura de Gaspar, através do Programa de Iniciação Esportiva, que expandiu os treinos da modalidade, oportunizando ainda mais a pratica do esporte. As aulas são realizadas de segunda a quinta, com duas turmas por dia.

‌A diretora-presidente da Fundação de Esportes, Rafaele Vancini explica que a pratica esportiva é fundamental na formação do jovem, gerando mais saúde, qualidade de vida e estimulando o exercício físico e mental. “O skate é um esporte que trabalha muito bem esses estímulos e é um dos que mais recebem procura para a pratica. Além de auxiliar na formação do jovem como individuo, também serve para encontrar atletas de auto rendimento como no caso do Murilo e do Guilherme, que vem tendo bastante destaque”.

Atletas

Murilo tem apenas 14 anos e pratica a modalidade desde os cinco. O atleta já representa Gaspar a 3 anos, e soma títulos importantes como a 3ª colocação do estadual de 2022, 2ª colocação no estadual de 2023, 2º colocação nos Joguinhos Abertos de 2023, 1ª colocação no Estadual de 2021 e a 8ª colocação no Campeonato Brasileiro de 2021.

‌Guilherme tem 15 anos e pratica a modalidade também desde muito novo, iniciando a pratica junto ao Projeto de Skate. Esse é o primeiro ano do atleta representando Gaspar como atleta bolsista, mas já vem tendo algum destaque, nesse ano o atleta ficou com 9ª colocação no estadual e a 12ª colocação nos Joguinhos Abertos.

Bolsa Atleta

Ambos os atletas são contemplados pelo Programa Bolsa Atleta Gaspar. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.