Gaspar terá quatro representantes nas Paralimpíadas Escolares

Paratletas que fazem parte do Programa Paradesporto Gaspar participarão das etapas regionais e nacionais da competição

Quatro atletas do programa Paradesporto de Gaspar foram convocados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para as Paralimpíadas Escolares, que ocorrem desde 8 de agosto. Os convocados disputarão as modalidades de atletismo, bocha, goalball e natação, em etapas regionais e nacionais. Os atletas fazem parte do Programa Paradesporto de Gaspar, da Prefeitura de Gaspar, por meio da Fundação Municipal de Esporte e Lazer (FMEL) e Secretaria de Educação.


Para Roni Muller, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) essas convocações de atletas gasparenses são prova de que Gaspar é uma cidade de muitos talentos esportivos. “Com a implantação do Programa Paradesporto na Cidade, em pouco mais de um ano a equipe da cidade já conquistou 17 medalhas no último Parajesc e soma algumas convocações para seleções do Estado. Essa é a prova de que temos muitos talentos esportivos na nossa cidade, alguns já tendo destaque e muitos a serem encontrados e lapidados pelos técnicos do Programa Paradesporto”, ressalta.

A terceira etapa será a fase regional, que acontece entre os dias 5 e 10 de setembro, no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. Gaspar contará com a participação de dois paratletas, Gabriely Stein Hostins, que compete na modalidade de natação, e Arthur da Silva Schreiber, na Bocha Paralímpica.


Já pela etapa nacional, Gaspar conta com outros dois paratletas convocados, ambos fazem parte da equipe de Futebol PC (praticado por atletas com paralisia cerebral) do estado de Santa Catarina. Essa fase acontece entre os dias 21 a 27 de novembro, também no Centro de Treinamento Paralímpico de São Paulo. O primeiro convocado foi o estudante da EEB Norma Mônica Sabel, Adauri Rebelo Júnior. “Fiquei muito feliz em receber essa convocação e também por estar representando o Estado de Santa Catarina”, afirma o paratleta.
A segunda paratleta de Gaspar que recebeu a convocação para a equipe do Estado de Santa Catarina foi a estudante da Escola Estadual Básica Marina Vieira Leal, Maria Clara Pereira. “Receber a noticia da convocação foi muito especial, me sinto muito orgulhosa em poder representar Santa Catarina e também o Paradesporto de Gaspar nesta etapa nacional”, afirma a paratleta gasparense.


Futebol PC


O Futebol PC como um futebol convencional, a meta, claro, é acertar o gol. Mas, nesse caso, são sete jogadores pertencentes às classes menos afetadas pela paralisia cerebral. No Brasil, o esporte vem crescendo bastante e, desde 2011, há campeonatos para 1ª e 2ª divisão. Para quem quiser conhecer um pouco mais sobre o esporte pode acessar o portal oficial da Associação Nacional de Desportos para Deficientes (ANDE) Modalidades Futebol de PC.


Paralímpiadas


As Paralimpíadas Escolares tiveram a sua primeira edição em 2009. Este é o maior evento mundial para crianças com deficiência em idade escolar. Talentos do paradesporto brasileiro já passaram pelas Escolares, como os velocistas Alan Fonteles, ouro em Londres 2012, Verônica Hipólito, prata no Rio 2016, e Petrúcio Ferreira, recordista mundial nos 100m (classe T47); o nadador Talisson Glock, prata no Rio 2016; o jogador de goalball Leomon Moreno, prata no Jogos de Londres e bronze no Rio 2016; a mesa-tenista Bruna Alexandre, bronze no Rio 2016, entre outros.