Gasparense conquista 4 medalhas de ouro nas Paralimpíadas Escolares

A competição ocorreu entre os dias 21 e 26 de novembro na cidade de São Paulo

Durante os últimos dias 21 a 26 de novembro, Gaspar teve três paratletas participantes do Programa Paradesporto Gaspar representando o Estado de Santa Catarina nas Paralimpíadas Escolares Brasileiras, disputadas no Centro de Treinamento Paralímpico na cidade de São Paulo. Os atletas Gasparenses tiveram grande destaque na competição, conquistando quatro medalhas de ouro.

As medalhas de ouro vieram na modalidade de Natação Paralímpica, onde a atleta Gabriely Stein Hostins venceu as Provas de 50 metros livres, 50 metros peito, 50 metros borboleta e 50 metros costa. Gabriely conquistou ouro em todas a provas que competiu, fato que ajudou e muito Santa Catarina a conseguir a 2ª colocação geral nas provas de natação. “É indescritível o sentimento de conquistar ouro nas quatro provas. Com certeza estou muito feliz e ainda mais motivada a continuar representando meu estado e minha cidade na natação” afirma a paratleta gasparense Gabriely Stein Hostins.

Outra modalidade que teve representação gasparense foi o Futebol de Sete (ou futebol PC), os atletas Adauri Rebelo Júnior e Maria Clara Pereira fizeram parte da equipe catarinense que contava também com atletas de Blumenau e Itajaí. A equipe fez bons jogos e conseguiu ficar com a 5ª colocação geral na modalidade.

Para Roni Muller, diretor-presidente da Fundação Municipal de Esportes e Lazer (FMEL) essas convocações de atletas gasparenses são prova de que Gaspar é uma cidade de muitos talentos esportivos. “Com a implantação do Programa Paradesporto na Cidade, em cerca de um ano e meio a equipe da cidade já conquistou 17 medalhas no último Parajesc e soma algumas convocações para seleções do Estado com 7 medalhas conquistadas nas Paralimpíadas Escolares. Essa é a prova de que temos muitos talentos esportivos na nossa cidade, alguns já tendo destaque e muitos a serem encontrados e lapidados pelo Programa Paradesporto”, ressalta.

Além do desempenho individual dos atletas gasparenses na competição, no desempenho geral o Estado de Santa Catarina conquistou a 2ª colocação geral na somatória de todas as categorias disputadas.

São Paulo foi o grande campeão dessa edição das Paralimpíadas com 594 pontos somados, seguido por Santa Catarina com 308 e Pará com 304. A delegação de Santa Catarina, com mais de 150 integrantes, incluindo atletas, treinadores, guias, staffs, fisioterapeuta e assessoria de imprensa foi a maior da história. Ao longo da competição o estado conquistou 154 medalhas, sendo 83 de ouro, 33 de prata e 38 de bronze.