Gasparense conquista ouro no Brasileiro de Paratletismo

Competição foi realizada entre os dias 19 e 22 de abril na cidade de São Paulo

A bandeira de Gaspar mais uma vez está no local mais alto de um pódio em uma competição esportiva. Dessa vez a conquista veio por conta da atleta Maria Clara Pereira, que conquistou a medalha de ouro no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Paralímpico. A competição foi realizada nas categorias sub 17 e sub 20 e disputada no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo entre os dias 19 e 22 de abril.

Gaspar contou com a representatividade de dois atletas integrantes do Programa Paradesporto Gaspar. Maria Clara Pereira de 17 anos conquistou medalha de ouro na prova de corrida de 100M e medalha de prata na prova na prova de corrida 200M. Samuel Humberto Silva também de 17 anos representou Gaspar em três provas, nos 800M o atleta ficou com a 6ª colocação geral, além da 8ª colocação nas provas de 400M e Salto em Distancia.

O diretor-presidente da FMEL Gaspar, Roni Muller, comemora a conquista dos paratletas gasparenses e ressalta que Gaspar é uma cidade com muitos talentos esportivos. “Maria e Samuel como todos os nossos paratletas são um orgulho enorme para a nossa cidade. O programa Paradesporto a cada dia vem descobrindo novos talentos em nosso munícipio, alguns já conquistando medalhas em competições importantes e outros que ainda estão sendo lapidados, mas com um futuro brilhante no esporte. Fico extremamente feliz em ver nossos atletas tendo tanto destaque”, afirma o secretário.

Segundo a paratleta Maria Clara, ingressar no Programa Paradesporto foi um passo muito importante e que vem impactando diretamente em sua vida. “Iniciar com as praticas esportivas vem me ajudando muito no dia a dia. Estou muito feliz e cada vez mais entusiasmada em estar representando minha cidade e o Programa Paradesporto”, afirma a atleta.

A próxima competição em que os atletas do Programa Paradesporto estarão representando o município será na etapa estadual dos Jogos Escolares Paralímpicos – Parajesc, que devem acontecer entre os dias 11 e 14 de maio, na cidade de Videira, em Santa Catarina.

Paradesporto

O Programa Paradesporto Gaspar é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Gaspar por meio da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Esportes e Lazer. O Programa ainda conta com o apoio de instituições como a APAE de Gaspar, Like, Moving Body, Swimmer Pro Brasil e ADC-SEARA.

Seu objetivo é democratizar o acesso à prática e à cultura do esporte educacional, promovendo o desenvolvimento integral de crianças, adolescentes, jovens e adultos como fator de formação da cidadania e melhoria da qualidade de vida, prioritariamente pessoas com deficiência.

Recentemente, nesse ano de 2023 o Programa Paradesporto foi integrado ao programa de Bolsa Atleta. O programa da Prefeitura de Gaspar, realizado através da Fundação de Esportes tem o intuito de fomentar a pratica esportiva e fornecer apoio aos atletas por meio de remuneração financeira, dinheiro esse que é usado pelos atletas para ajudar no custeio de de passagens, hospedagens e alimentação em competições.

O prefeito de Gaspar Kleber Edson Wan-dall, salienta que trazer a modalidade de Paradesporto ao Programa de rendimento é um grande avanço e incentivo para esse paratletas. “É uma modalidade recente ao município e que em pouco tempo já conquistaram 37 medalhas, sendo 22 delas de ouro. Tenho certeza de que com mais esse incentivo, os paratletas irão conquistar ainda mais, e representar Gaspar com a maior dedicação possível” reitera o prefeito de Gaspar.