Gasparense é destaque no mundial de Corrida de Aventura
Equipe que representou o Brasil na competição terminou com a 4ª colocação geral
Mais uma vez o atleta gasparense e bolsista do Programa Novo Esporte Gaspar, Jonas Junckes está entre os melhores do mundo na Corrida de Aventuras. Em uma prova muito exaustiva, realizada na África do Sul, a equipe Brasil Multisport, que representa o Brasil conquistou a 4ª colocação.
A equipe brasileira tem como integrantes o gasparense Jonas Junckes, o casal de Lençóis – BA Camila Nicolau e Guilherme Pahl e também o atleta tailandês Jay Jantaraboon.
A etapa foi disputada na Província do Cabo Oriental, na África do Sul e teve um dos percursos mais difíceis da historia das finais do mundial de corrida de aventura, com mais de 800km de prova percorridos em até nove dias. A equipe brasileira finalizou a prova em 131h40min46seg, cerca de cinco dias e meio, ininterruptos.
A equipe começou a prova passando por alguns perrengues. No inicio do primeiro trekking a equipe cometeu um erro de navegação e acabou perdendo cerca de 80 posições, em sequencia, no pedal, uma das bikes quebrou o canote e a equipe teve que concertar com uma fita adesiva super forte, e menos de 10 minutos depois, uma das bikes furou o pneu. “Após consertar as bikes conseguimos colocar um ritmo forte e ultrapassar a maioria das equipes”, relembra Jonas.
Após o pedal a equipe já estava entre os 11 primeiros colocados, e iniciou um segundo trekking de 80km, durante o trajeto a equipe aproveitou que era a segunda noite de prova para realizar o primeiro período de descanso e dormiu por cerca de 1h.
Quando a equipe finalizou o trekking e iniciaria a canoagem, entraram no período de ‘Dark Zone’, onde era proibido entrar no rio entre as 22h até as 5h da manhã, por conta de tempestades e fortes ventos. Já que a equipe não pode entrar no rio, tiveram que realizar uma parada obrigatória, onde encontraram uma cabana e aproveitaram para comer e dormir.
Finalizando a canoagem, a equipe emendou mais um trekking, onde colocou um ritmo muito forte e conseguiu ultrapassar mais duas equipes que não realizaram a pausa obrigatória da ‘Dark Zone’, assumindo a sexta colocação. “Essa ultrapassagem nos motivou ainda mais, pois vimos que estávamos fortes”, afirmou o atleta.
A equipe passou por alguns problemas por conta de uma intoxicação causada pela água que encontraram no caminho e estavam bebendo. Conseguiram realizar o tratamento da água e voltar a prova, com um dos atletas ainda prejudicado.
Jonas afirma que mesmo com a enorme dificuldade, cada segundo de prova tinha uma paisagem encantadora diferente. “Passamos por locais com muitas montanhas e com um nascer do sol de encantar qualquer um. A diversidade de fauna e flora na África também é algo espetacular, durante o trajeto cruzamos por diversos animais como Javali, Suricatos, Gnus, babuínos e antílopes”, relembra.
A equipe finalizou a prova com a quarta colocação dentro de 110 equipes que estavam participando. “É um resultado muito expressivo, ainda mais por conta das superações que tivemos durante a prova. Teve momentos em que achamos que não conseguiríamos terminar a prova e que eu estive chorando, com muita dor e com a energia praticamente esgotada. A prova mostra que o Brasil tem potencial pra continuar no topo do mundo”, afirma Jonas.
Bolsa Atleta
Jonas é um dos muitos atletas gasparenses contemplados pelo programa. O Bolsa atleta é um programa de apoio ao atleta ofertado pela Prefeitura de Gaspar, através da Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL. Os participantes do programa recebem um auxilio financeiro que ajudam a custear parte de suas despesas em viagens para competições.