Grupo terapêutico acolhe famílias de crianças autistas

A iniciativa da Prefeitura de Gaspar proporciona apoio emocional às famílias

Antônio Flávio da Trindade é pai de uma menina autista de 10 anos. Ele conta que, quando recebeu o diagnóstico de sua filha, sentiu-se perdido. Foi então que descobriu o Grupo Terapêutico para famílias de crianças e adolescentes autistas, uma iniciativa promovida pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde. O grupo tornou-se um pilar fundamental para Antônio e outras famílias que enfrentam o diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

“É muito bom participar porque a gente sai um pouco de nossa rotina, que não é fácil, pois ter crianças autistas é muito complicado. Só o fato de estar ali ouvindo outra pessoa falar, isso já é importante. Isso nos ajuda e ajuda aquela pessoa que está falando, sabe. Eu gostaria que mais pais viessem”, afirma Antônio.

Os encontros do Grupo Terapêutico têm sido um verdadeiro farol para pais e responsáveis que, ao receberem o diagnóstico de TEA, muitas vezes se sentem sobrecarregados e inseguros diante dos obstáculos que essa condição pode apresentar.

Sob a orientação da psicóloga Akemi Higashi, o grupo aborda questões relacionadas ao autismo e outros transtornos, promovendo não apenas conhecimento, mas também uma valiosa rede de apoio entre os próprios pais.

O primeiro encontro do ano está marcado para segunda-feira, dia 5 de fevereiro. O Grupo Terapêutico realiza seus encontros duas vezes por mês, no auditório do Projeto Integrar, localizado na Rua Duque de Caxias, nº 93, Centro, sempre a partir das 19h. O espaço está aberto a toda a comunidade, buscando proporcionar suporte e informações essenciais às famílias que enfrentam os desafios do autismo e de outros transtornos intelectuais.

O Grupo Terapêutico é uma iniciativa importante que pode fazer a diferença na vida de muitas famílias. Se você é pai ou responsável por uma criança autista, não deixe de conhecer essa proposta.