Hospital de Gaspar implanta melhorias apontadas em diagnóstico

Relatório da consultoria realizada pelo Hospital Santo Antônio foi entregue nesta semana

O Hospital de Gaspar Nossa Senhora do Perpétuo Socorro recebeu o relatório final da consultoria contratada junto ao Hospital Santo Antônio. O documento aponta 51 oportunidades de melhoria em diversas áreas. A Prefeitura de Gaspar, através da comissão interventora, e a administração do Hospital de Gaspar já trabalham juntos no planejamento e implantação desses apontamentos conforme o grau de gravidade, urgência e tendência.

O diagnóstico foi apresentado nesta terça-feira, dia 21 de novembro, aos membros da comissão formada pelos vereadores que acompanham a consultoria. Além de trazer o diagnóstico de diversas áreas como administrativa, financeira, pronto socorro, centro cirúrgico, internação, entre outros, o documento apresenta 10 principais ações a serem encaminhadas para melhorar ainda mais a gestão e a prestação de serviços.

Entre as primeiras 10 oportunidades de melhoria apontadas pela consultoria estão aumentar a taxa de ocupação e otimizar o tempo médio de permanência. A otimização do centro cirúrgico. Aumentar os atendimentos de convênios e particulares também é um caminho apontado para aumentar a receita do Hospital. O relatório ainda sugere, como medidas que podem ser tomadas a curto prazo, ações administrativas como revisão de contratos, novas habilitações e o aprimoramento de projetos e planejamentos administrativos.

Com o diagnóstico em mãos, a comissão interventora e a administração do Hospital de Gaspar vêm se reunindo regularmente, realizando alinhamento e a elaboração de um plano de ação estratégico. Foram identificados, das 51 ações, quais os mais urgentes a serem aplicados e o tempo e esforços necessários para que cada um seja solucionado ou implantado.

O secretário de Fazenda e Gestão Administrativa e presidente da Comissão Interventora, Marcos da Cruz, reforça que diversas ações já foram colocadas em prática durante a consultoria. “No período de consultoria estivemos em contato constante com a equipe do Hospital Santo Antônio e foi possível dar andamento em algumas ações antes mesmo de recebermos o relatório final. Um exemplo foi a revisão de contratos com fornecedores e as habilitações do Hospital de Gaspar junto aos órgãos competentes. Já avaliamos diversas situações e estamos tomando as devidas providências”, afirma.

O diagnóstico aponta questões que precisam ser analisadas e, principalmente, que oportunizam melhorias que podem ser revertidas em otimização de recursos financeiros e melhora na qualidade dos serviços prestados para a população.

“Uma das questões que mais nos chamaram a atenção neste diagnóstico foi de que vários itens apontam a capacidade de ampliação de alguns serviços como internação e cirurgias. Temos certeza de que, com o esse serviço do Hospital Santo Antônio e a equipe que temos hoje trabalhando na reformulação do planejamento e na aplicação das oportunidades de melhoria, teremos avanços significativos nos serviços prestados pelo Hospital de Gaspar para a população e na gestão dos recursos financeiros”, salienta o prefeito Kleber Wan-Dall.

Com a avaliação das 51 ações e classificação de cada uma de acordo com a gravidade, urgência e tendência e a definição dos recursos e tempo necessário para abordar cada um, a administração segue os trabalhos de aprimoramento. A intenção é implantar todas as oportunidades de melhoria apontadas no diagnóstico, iniciando pelas mais urgentes e graves. A administração esclarece que há pontos que podem ou devem ser implantados a curto, médio e longo prazo.