Iniciação Esportiva tem números positivos em 2022

Projeto é uma iniciativa da Prefeitura de Gaspar e realizado pela FMEL e SEMED

O esporte é mais uma das muitas áreas que vêm recebendo incentivo e apoio da Prefeitura de Gaspar nos últimos anos. Um dos projetos que mais vem mostrando resultados positivos é o Iniciação Esportiva, que é realizado através de uma parceria entre a Fundação Municipal de Esportes e Lazer – FMEL e a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.

O Iniciação Esportiva faz parte do Programa Novo Esporte Gaspar, que além deste, conta com vários outros projetos que vêm fortalecendo cada vez mais a inclusão no esporte local e incentivando os jovens à prática esportiva, tais como o Paradesporto de Gaspar, Bolsa Atleta e o Bolsa Técnico.

Durante esse ano, mais de mil crianças e adolescentes participaram de aulas do Iniciação Esportiva e também do PIDE, programa do Governo do Estado realizado nos mesmo moldes do projeto municipal na cidade de Gaspar. A participação de jovens no programa teve um aumento de cerca de 40% em relação ao último ano, além da implantação de novas modalidades, como o basquete, que chegou fazendo muito sucesso entre os jovens da cidade.

O Diretor-Presidente da FMEL Gaspar ressalta o aumento significativo de crianças participantes nos núcleos esportivos, “Somando os dois projetos (Iniciação Esportiva e PIDE) foram mais de 300 novos jovens participando dos treinos nesse ano. Seguiremos trabalhando em busca de trazer espaço para que cada vez mais jovens possam ter esse acesso a pratica esportiva no contraturno escolar”, afirma Roni.

O iniciação Esportiva teve núcleos com sete modalidades diferentes no ano de 2022, foram elas Basquete, Futsal, Voleibol, Jiu jitsu, Judô, Skate e Xadrez. O Projeto contou também com 14 núcleos distintos, em vários bairros da cidade. Já o PIDE – Projeto de Iniciação Desportiva, Projeto do Governo do Estado trabalhou em especifico nas modalidades de Futsal e Voleibol, com turmas em dois núcleos.

Ambos os projetos tiveram o encerramento das atividades na última semana, o Iniciação Esportiva deve ter inicio no próximo ano, algumas semanas após o inicio do ano letivo, logo após a escolha dos treinadores dos núcleos, por meio de edital realizado em todo inicio de ano. Já o retorno do PIDE depende do Governo do Estado e será decidido sobre a possibilidade do retorno também no próximo ano.