Inscrições para seleção de trabalhos da etapa municipal da Feira de Matemática seguem até o dia 12

Prazo foi prorrogado e serão selecionados 22 trabalhos para a etapa regional

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Educação, informa que o prazo para inscrições no edital de regimento interno para a seleção de trabalhos da 37º Feira Regional Matemática foi prorrogado para dia 12 de junho. Serão escolhidos 22 projetos para participarem da feira regional, que será realizada em Gaspar, no mês de agosto.

Os trabalhos inscritos devem contemplar os conteúdos da área de matemática, independentemente da disciplina de origem do professor responsável, das escolas de ensino fundamental e médio, centros de desenvolvimento infantil, institutos técnicos, universidades e faculdades, da rede pública e privada de Gaspar. Todas as orientações, ficha de inscrição e modelo do resumo estão disponíveis no regimento interno de seleção de trabalhos em anexo.

Além disso, podem se inscrever na categoria Educação Especial os estudantes que frequentam o Atendimento Educacional Especializado no contra turno do ensino regular, bem como aqueles que frequentam instituições de Educação Especial, desde que os projetos desenvolvidos estejam relacionados à matemática. Já na categoria Comunidade, serão aceitos trabalhos provenientes de projetos não curriculares, desenvolvidos por membros da comunidade em geral, como ONGs, oficinas, organizações sociais e ideias individuais, desde que envolvam conhecimentos matemáticos.

A Feira de Matemática tem como objetivos despertar o interesse pelos conhecimentos matemáticos, promover o intercâmbio de experiências pedagógicas, divulgar pesquisas na área, destacar a presença da matemática em diversos contextos sociais, contribuir para a formação integral dos participantes e enfatizar o protagonismo das crianças/estudantes e a criatividade dos professores orientadores. Além disso, serão explorados recursos tecnológicos e de comunicação disponíveis atualmente, como forma de enriquecer o processo de ensino e aprendizagem.

Foi por meio da Feira de Matemática que o CDI Sônia Gioconda Beduschi, por exemplo, foi palco da construção de uma pista de bicicleta idealizada por alunos engajados em promover a mobilidade sustentável. Utilizando conceitos matemáticos para o dimensionamento e a segurança da pista, os alunos conseguiram transformar a ideia em realidade. Agora, a comunidade escolar e os moradores próximos podem desfrutar de um espaço adequado para a prática de atividades físicas, contribuindo para a promoção da saúde e lazer.

Outra iniciativa bem-sucedida foi a implantação de uma cisterna de água na EEB Prof. Vitório Anacleto Cardoso, desenvolvida por estudantes preocupados com a conscientização ambiental e o uso responsável dos recursos hídricos. Através da matemática relacionada ao consumo e à captação de água, os jovens conseguiram viabilizar a instalação do sistema de coleta e armazenamento de água da chuva. Com essa iniciativa, a escola passou a contar com uma fonte adicional de abastecimento, contribuindo para a preservação dos recursos naturais e conscientizando os alunos sobre a importância da sustentabilidade.

O prefeito Kleber Wan-Dall, destaca a importância da feira de matemática. “Esses projetos exemplificam o engajamento e a criatividade dos nossos estudantes, que utilizaram a matemática como base para propor soluções inovadoras e concretas. A Feira de Matemática se mostra como um importante espaço de aprendizagem, proporcionando o estímulo necessário para que os alunos coloquem em prática suas ideias e transformem a realidade ao seu redor”, comenta o prefeito.

Confira o edital REGIMENTO PARA A SELEÇÃO DE TRABALHOS DA 37º FEIRA REGIONAL MATEMÁTICA em anexo: