Lombadas eletrônicas operam por completo nas primeiras horas de sábado (15)

É importante que os motoristas estejam atentos, pois podem ser multados em caso de infração

Os motoristas de Gaspar devem ficar atentos para a retomada da fiscalização eletrônica no município. O inicio da operação será realizada a partir de meia-noite de sábado, dia 15. Por isso, os condutores que cometerem infrações de trânsito passarão a ser multados. As novas lombadas eletrônicas já operam de forma educativa no município desde 28 de junho.

Os pontos em que as novas lombadas estão localizadas são: Rua Anfilóquio Nunes Pires (números 231, 2632 e 3726), Rua Itajaí (números 222, 535 e 1377) e Rua Dr. Nereu Ramos (número 632). Já os dois radares que detectarão excesso de velocidade e ultrapassagens com o sinal vermelho estão posicionados na Rua Duque de Caxias e na Antônio Conceição.

Gaspar vem passando por uma renovação nos pontos de fiscalização de velocidade do município desde o ano passado. Em um prazo de até 90 dias, a empresa Telmesh Tecnologia e Sistemas, responsável pelo projeto, concluirá a instalação de 30 novos pontos de monitoramento em toda a cidade. Essa empresa ficará encarregada da locação, implantação, manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de fiscalização automática de trânsito, além de fornecer o sistema de processamento das infrações cometidas. Além disso, os novos equipamentos possuem uma tecnologia mais avançada do que os modelos atuais.

Dentro de 60 dias, ocorrerá a expansão do monitoramento para 20 faixas de lombadas eletrônicas com reconhecimento óptico de caracteres (OCR), quatro equipamentos de fiscalização de semáforos e velocidade (radar múltiplo), além de oito equipamentos fixos de leitura automática de placas (OCR Fixo). A conclusão das instalações está prevista para até 90 dias, totalizando 26 pontos de lombadas eletrônicas com OCR, quatro semáforos e 12 equipamentos de leitura automática de placas.

A escolha dos pontos de lombadas eletrônicas para manutenção na cidade foi baseada em um estudo técnico contratado pela Prefeitura, que considerou o número de acidentes, o potencial de risco, as características das vias, o fluxo de veículos e pedestres, entre outros aspectos. Após uma análise minuciosa, foram definidos quais seriam os novos pontos que receberiam a fiscalização eletrônica, além dos pontos de fiscalização já existentes, que também serão equipados com os novos dispositivos.

Confira os pontos de fiscalização eletrônica em anexo: