Mais de 1100 alunos participaram do Iniciação Esportiva

Programa fecha ano com números positivos e diversas atividades

Vai ano e vem ano e o fomento pela prática esportiva continua sendo um dos grandes investimentos da Prefeitura de Gaspar. Um programa que vêm mostrando resultados muito positivos, com uma grande adesão dos jovens gasparenses, é o Programa de Iniciação Esportiva. Realizado através da Fundação de Esportes e Secretaria de Educação, o programa atendeu mais de 1100 crianças e adolescentes em 2023.

O Programa é realizado em parceria com as escolas, clubes e associações esportivas, no contraturno escolar, e visa proporcionar oportunidades para crianças e adolescentes utilizarem o esporte como um meio de transformação social e como uma extensão das aulas de educação física.

O secretário de Educação Emerson Antunes, destaca a importância do programa na formação do estudante. “O programa é uma extensão das aulas de educação física e contraturno escolar. A prática esportiva pelo estudante fortalece o desenvolvimento de habilidades como resolução de conflitos, trabalho em equipe, respeitar colegas e lidar com vitórias e derrotas”, ressalta.

Um grande passo para o desenvolvimento do Programa no ano, foi a alteração da denominação de projeto para programa. No dia 16 de agosto, foi publicada a Portaria Municipal nº 7.960 que instituiu o Programa de Iniciação Esportiva oficialmente no município.

Os estudantes que participaram do programa, puderam escolher entre oito modalidades esportivas: Futsal, Futebol, Voleibol, Judô, Karatê, Jiu Jitsu, Basquetebol e Skate. Além de 19 núcleos esportivos, em diversos bairros da cidade.

Entre professores, auxiliares e membros da FMEL e SEMED, o programa contou com a participação de 19 profissionais durante o ano. Cerca de R$ 185 mil reais foram investidos nos profissionais, através do Bolsa Técnico de Iniciação Esportiva.

A diretora-presidente da Fundação de Esportes, Rafale Vancini afirma que investir em profissionais de excelência é investir em um aprendizado de qualidade. “Muitos alunos entram nos treinos com praticamente nenhum conhecimento no esporte, e em um ano de treinamento já mostram domínio sobre o esporte. Os que mostram ter uma aptidão maior para a pratica esportiva são encaminhados aos treinadores das equipes de rendimento, fortalecendo as equipes que representam o município”, pontua a diretora.

As atividades do ano foram sendo encerradas de forma gradual, conforme o cronograma de atividades de cada núcleo esportivo. No encerramento das atividades, o professor de cada núcleo fez uma breve cerimônia, onde cada aluno foi premiado com um certificado de participação do Programa.

A retomada das atividades do Programa devem acontecer em fevereiro de 2024, uma ou duas semanas após o inicio do ano letivo de Gaspar. Com a retomada das aulas, as vagas disponíveis serão divulgadas nas escolas.