Mais de 150 pessoas participaram da 10ª Conferência Municipal da Saúde

Objetivo do encontro foi refletir sobre a saúde da população gasparense e a defesa do SUS

Um dia para refletir sobre saúde. Esse foi o objetivo da 10ª Conferência Municipal de Saúde, promovida pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde. Cerca de 150 profissionais de saúde, gestores, estudantes e comunidade em geral participaram do evento, que foi realizado na Sociedade Alvorada, durante a quinta-feira (23). O tema central debatido foi: “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A palestra de abertura contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Carmem Zanotto, que destacou os avanços e desafios do Sistema Único de Saúde (SUS). Além disso, a secretária parabenizou o município pelos números na vacinação contra poliomielite e também pelo projeto do consultório odontológico móvel.

“Gostaria de parabenizar a saúde de Gaspar pelos números na vacinação. A cidade está com índices melhores que a média estadual. Também quero levar o projeto do consultório odontológico móvel para conhecimento estadual. O serviço de atendimento domiciliar sempre foi um desafio e aqui vocês levam saúde bucal para pessoas acamadas, na casa delas, de forma humanizada. Eu tenho certeza que junto com a odontologia, vocês chegam às casas e tem o olhar de perceber o que acontece com esse paciente, se ele precisa de um encaminhamento, uma fisioterapia e isso emociona demais. Esse projeto é uma magnitude, que precisa ser compartilhada por todos”, enfatiza a secretária.

O secretário de Saúde, Francisco Hostins Junior, agradeceu aos profissionais de saúde pelo empenho no cuidado dos pacientes. “A saúde é difícil, e a gente precisa ter sensibilidade. A gente tem avançado na área, mas sabemos que precisamos muito mais. Mas, sem dúvida, dessa Conferência vai sair muita coisa positiva para apresentarmos e, a cada dia, estaremos avançando mais e mais”, disse o secretário.

O prefeito Kleber Wan-Dall também esteve presente na conferência. “Este é um importante espaço de diálogo entre o poder público e a sociedade, com objetivo de construir juntos políticas públicas voltadas ao SUS. Gaspar hoje vive um momento de pleno desenvolvimento na área de saúde. É o momento de construir junto à sociedade, soluções para os desafios que vêm pela frente. Que essa conferência traga bons projetos para serem executados ao longo deste ano e que beneficiem a nossa população”, ressalta Wan-Dall.

Após a palestra e abertura oficial os participantes se dividiram em grupos de trabalho para debater e elaborar propostas sobre quatro eixos temáticos. As propostas elencadas servirão de base para elaboração de políticas públicas e de leis que garantem o acesso a serviços, melhorias nos atendimentos prestados e nas condições de trabalho para profissionais da área.

A Conferência Municipal antecede as etapas estadual e nacional, e caracteriza-se como um processo de ampla participação social, além de se configurar como um fórum legítimo de discussão, visando a mobilização e estabelecimento dos diálogos junto à sociedade sobre saúde como direito de todos em defesa do SUS, da Vida e da Democracia.