Mais de 2,3 mil atendimentos de saúde são realizados no sábado
Mutirão ofertou consultas médicas e odontológicas, exames, vacinas, entre outros
No sábado, dia 23, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde, realizou mais de 2.300 procedimentos de saúde durante a ação do Dia Internacional da Mulher. Os atendimentos às mulheres gasparenses abrangeram serviços médicos, odontológicos e aplicação de vacinas. As Estratégias Saúde da Família (ESF) funcionaram das 8h às 16h no município.
Durante o sábado, foram efetuados 1.519 procedimentos de enfermagem, 194 consultas médicas nas ESFs, 170 coletas de preventivo, aplicação de 106 doses de vacinas, 139 testes rápidos de Hepatite B/C, HIV e Sífilis, 31 consultas odontológicas e 104 procedimentos odontológicos. Além disso, houve a realização de grupos de fisioterapias, com quase 50 usuários.
O secretário de Saúde, Santiago Martin Navia, destaca o engajamento da equipe de saúde básica. “Estamos com médicos, dentistas, enfermeiras e agentes comunitários trabalhando nas ações em prol da saúde do gasparense”, pontua o secretário.
Vacina Gripe
Foi iniciado no sábado, dia 25, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe. Todas as ESFs com sala de vacina aplicam o imunizante das 8h às 12h e das 13h às 16h. Na Unidade do Centro a vacina é aplicada até 19:30h, de segunda a sexta-feira. Todas as pessoas devem comparecer a um local de vacinação com caderneta de vacinação, cartão SUS e documento de identificação.
Confira o Grupo Prioritário:
· Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos 11 meses e 29 dias)
· Trabalhador da Saúde
· Gestantes
· Puérperas
· Professores do ensino básico e superior
· Povos indígenas
· Idosos com 60 anos ou mais
· Pessoas em situação de rua
· Profissionais das forças de segurança e salvamento
· Profissionais das forças armadas
· Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas independentemente da idade
· Pessoas com deficiência permanente
· Caminhoneiros
· Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso
· Trabalhadores portuários
· População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas