Mais de mil servidores participam da abertura oficial do ano letivo

Evento contou com a participação da jornalista Laine Valgas e o doutor em Ciência do Movimento Humano, Affonso Kulevicz

“Tudo que a gente vibra pra vida, a vida vibra pra gente”, foi assim que a jornalista Laine Valgas e o educador físico e doutor em Ciência do Movimento Humano, Affonso Kulevicz, arrancaram sorrisos dos mais de mil profissionais da educação durante a abertura oficial do ano letivo. O evento, promovido pela Prefeitura de Gaspar por meio da Secretaria de Educação, foi realizado na tarde de quinta-feira, dia 1º de fevereiro.

Durante a palestra os professores puderam aprender técnicas e exercícios que tornam a vida mais leve e ajudam diretamente no encontro da melhor versão. O objetivo do evento foi inspirar e preparar todos os profissionais da educação para receber mais de oito mil alunos das escolas e Centros de Desenvolvimento Infantil (CDI) em mais um ano letivo, que se inicia na quinta-feira, dia 8.

Enquanto Affonso focou na parte do movimento para a promoção do bem-estar, Laine abordou o processo interno. “A vida que vivemos externamente é resultado do processo interno, na mente. O mundo é o espelho de como sentimos, um reflexo de como nos tratamos. A neurociência explica o processo, sendo que até os sete anos há uma formação do nosso contexto. Como vou trabalhar o que ficou gravado depende de mim. A nossa melhor versão está dentro de nós para nos salvar, e precisamos identificar quais são nossos vazamentos ocultos e trabalhar para resolvê-los. É preciso coragem”, comenta a jornalista.

Laine ainda lembrou que um dos piores medos do ser humano é não ser amado, e trabalhar o acolhimento, principalmente na rede de ensino, é algo transformador. “Educação não é o que você diz. É o que você é e sente”, acrescenta Laine.

O evento foi realizado no Bela Vista Country Club e contou com a presença de professores de todas as áreas e níveis de ensino, auxiliares de professores, arte educadores, bibliotecários, agentes de biblioteca e mediadores de leitura. Além disso, as equipes gestoras e administrativas também estiveram presentes.

“Proporcionar momentos como esse para os nossos professores é fundamental. Mais do que profissionais, os professores são instrumentos para a mudança que queremos ver em nosso município. Por isso, estamos cumprindo a nossa missão, pois sabemos que valorizar os professores não é apenas um presente, mas nosso dever”, destaca o prefeito Kleber Wan-Dall.

Entre os dias 2 e 7 de fevereiro, todos os profissionais da educação participam em suas unidades escolares da Semana Pedagógica, momento importante de formação continuada, alinhamento e planejamento pedagógico para receber as crianças e estudantes, para mais um ano letivo.