Meio Ambiente ensina crianças a plantar árvores

CDI Profª Mercedes Melato Beduschi recebeu atividade

Plantar o futuro hoje para colher bons frutos amanhã: assim foi a ação realizada pela Prefeitura de Gaspar, por meio da Superintendência de Meio Ambiente, que ensinou crianças na faixa etária de 5 anos a plantar mudas de árvores. Os alunos do Centro de Desenvolvimento Infantil Profª Mercedes Melato Beduschi realizaram um plantio coletivo de mudas de Ipê Amarelo e Roxo.

O CDI convidou o biólogo Pedro Beduschi, da Prefeitura de Gaspar, que didaticamente ensinou os pequenos a forma correta de como plantar uma árvore. O servidor da pasta apresentou as mudas aos alunos, explicando que a pequena plantinha pode se tornar uma grande árvore.

Em seguida, os pequenos entenderam qual a importância que uma árvore tem, das folhas que dão sombra, dos frutos que viram alimento para os animais e humanos e também o seu papel no ecossistema como um todo, na geração de oxigênio, que reflete também na qualidade do ar e na temperatura da localidade.

As mudas foram plantadas no pátio da escola, ao lado de outras grandes árvores e no espaço de convivência das crianças, em um local bastante visível para que as crianças consigam acompanhar o crescimento da planta. O passo a passo do plantio também foi bastante explicativo: retirar a muda do saco plástico (se houver), colocar no buraco, jogar a terra – de preferência adubada – e molhar.