Figueira

No caminho entre Gaspar e Blumenau havia uma figueira que abrigava os viajantes e servia de ponto de referência. Em razão disso passou-se a denominar o nome do bairro de Figueira.

Atualmente, o bairro faz divisa com o município de Blumenau e com os bairros Bela Vista, Coloninha, Gaspar Grande e Margem Esquerda.

Localidade Águas Negras
A localidade Águas Negras faz parte do bairro Figueira. Ribeirão da Água Negra era a denominação da corrente de água que passa pela atual localidade de Águas Negras. A colonização destas terras está ligada à figura de Pedro Zimmermann e sua primeira esposa Gertrudes Cremer que adquiriu terras demarcadas possivelmente pelo Dr. Blumenau, por volta de 1864.

Pedro viveu nas terras do atual Bairro Bela Vista, mas requereu os sertões do Ribeirão da Água Negra, onde seus filhos Humberto, casado com Guilhermina Koch, e Jacob, casado com Maria Klock, fizeram história. Humberto passou a viver em Águas Negras em 1889 e, no ano seguinte, casou-se. Jacob construiu moradia próxima ao seu irmão alguns anos depois.

Outro colonizador de Águas Negras foi Carlos Augusto Isensee que, em 1903, veio da região de Gaspar Grande para Águas Negras, ainda solteiro, trabalhar na agricultura, com produção de cana e mandioca.

Hubert Deschamps também veio de Gaspar Grande para Águas Negras em 1908. Trabalhava com extração de madeira e produção de açúcar e farinha. Hubert adquiriu as terras que foram de Diogo Gregório Pereira. Miguel Pitz e o solteirão Weingartner também foram proprietários de terras em Águas Negras no século XIX.