No ′Setembro Amarelo′, Prefeitura amplia debate sobre saúde mental

Ações ocorrem durante todo o mês

Durante o ′Setembro Amarelo′, campanha de prevenção ao suicídio e que estimula o debate sobre saúde mental, a Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Saúde vai intensificar as ações desenvolvidas durante todo o ano. A programação reunirá palestras, ações nas Estratégias Saúde da Família e Centros de Atenção Psicossocial (Caps), além de atividades específicas para profissionais da saúde e população em geral. As atividades acorrem entre os dias 1º a 27 de setembro.

A abertura das ações acontece nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, no auditório da Policlínica de Gaspar. Uma palestra com Francisco José de Borba foi realizada para profissionais da saúde e teve como tema “Prevenção ao Suicídio”. O objetivo das atividades desenvolvidas durante todo o mês é promover o diálogo sobre medidas de prevenção em saúde para valorização da vida.

No dia 12, a partir das 9h, será realizado um evento de plantio de mudas em frente a Sociedade Alvorada, com a participação de pacientes convidados das oficinas e psicólogos do CAPS. No dia 15, ocorre a palestra uma com a participação de Francisco José de Borba. Este evento, assim como o anterior, será direcionado aos profissionais de saúde.

No dia 16 de setembro será realizada uma grande movimentação no Centro de Gaspar. O assunto, que muitas vezes é tratado como tabu, ainda enfrenta grandes dificuldades na identificação, sinais, oferta e busca por ajuda, principalmente pelo preconceito e falta de informação. Por esse motivo, profissionais do CAPS e demais servidores da secretaria de Saúde, realizarão uma roda de conversa sobre Saúde Mental com o intuito de orientar e dar visibilidade ao tema. Após a ação, toda a comunidade e servidores e usuários do CAPS vão caminhar até a escadaria da Igreja São Pedro e levar cartazes produzidos nas oficinas do local.

No dia 27, às 18h30, ocorre a palestra “Epidemia Calada: Rompendo o silêncio” com a psicóloga Rosane Voltolini será a palestrante na Câmara de Vereadores, abordando temas relacionados à saúde mental, com ênfase no desenvolvimento de habilidades socioemocionais em crianças, jovens e adultos. Rosane possui vasta experiência na coordenação e implementação de programas internacionais de promoção da saúde mental. O evento é aberto para toda a comunidade.

O secretário de saúde, Santiago Martin Navia, destaca que esse é um período dedicado ao diálogo. “A saúde mental é um elemento fundamental do bem-estar de todos nós, e é com grande comprometimento que a Secretaria de Saúde se une a essa campanha. Precisamos conscientizar a todos sobre a relevância de se discutir abertamente o tema, de identificar sinais de alerta e de oferecer apoio àqueles que enfrentam momentos difíceis em suas vidas. A prevenção do suicídio não é uma responsabilidade apenas das autoridades, mas de cada um de nós. É um dever humanitário estender a mão a quem precisa e promover um ambiente de compreensão, empatia e solidariedade”, pontua o secretário.

Procure ajuda

Se você está (ou conhece alguém) deprimido ou angustiado, sem vontade de viver, é fundamental buscar ajuda o mais rápido possível. Existem alternativas ao suicídio e buscar o auxílio adequado é o primeiro passo. Os acompanhamentos médicos e psicológicos são as maneiras mais eficazes de tratamento.

O CAPS de Gaspar trabalha em regime de porta aberta, isto é, sem a necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e tratamento multiprofissional aos usuários.

A pessoa que procura o CAPS é acolhida e participa da elaboração de um Projeto Terapêutico Singular específico para as suas necessidades e demandas. Uma equipe multiprofissional composta por médicos psiquiatras, psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, terapeutas ocupacionais avaliam o quadro do usuário e indicam o tratamento adequado para cada caso. Além disso, atua no acolhimento integral às situações de crise, nos estados agudos da dependência química (álcool e drogas), nas quais o usuário pode permanecer para o tratamento por tempo determinado.

Busque informações, procure ajuda, fale abertamente sobre as emoções. A fala auxilia no entendimento dos sentimentos, na compreensão do que se passa dentro de si. Sem julgamentos, contra si ou contra o outro. E, se quiser, busque o Centro de Valorização da Vida (CVV). Ligue 188. Ou, ligue no CAPS Gaspar (47) 3091-2101, endereço Av. Construtor Augusto Vitório Deschamps – Santa Terezinha.