Comissão Julgadora de Gaspar seleciona textos para etapa estadual da Olimpíada Escrevendo o Futuro

Foram selecionados nesta quinta-feira (4) os textos produzidos pelos alunos das escolas públicas de Gaspar que irão competir na etapa estadual da 4ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.  A Comissão Julgadora de Gaspar escolheu um poema, uma memória literária, uma crônica e um artigo de opinião.

O poema selecionado intitula-se “Entre montanhas”, produzido pela aluna Kailaine Libano Alves, da Escola Arnoldo Agenor Zimmemann. Já na categoria de memórias literárias o texto escolhido foi “O doce cheiro das marcelas…”, da aluna Letícia Fernanda da Costa Nascimento, da Escola Luiz Franzói.

A crônica “O sorriso da menina”, do aluno Douglas de Souza França, da Escola Luiz Franzói, e o artigo de opinião “Perigo BR-470”, do aluno Lucas de Oliveira Lima, da Escola Frei Policarpo, também foram selecionados para a etapa estadual.

A Comissão Julgadora foi composta pela Assessora Administrativa da Secretaria de Educação Camila Schreiber, pela jornalista Graciely Guesser, pela representante da Gerência Regional de Educação (Gered) Teresinha Giovanella e pelo poeta gasparense Mário Sérgio Crespi.

No dia 12 de setembro as seleções municipais encerram e no dia 25 de setembro iniciam-se as seleções da Comissão Julgadora Estadual. Após a etapa estadual haverá quatro seleções regionais e depois a seleção nacional.  O evento de premiação nacional acontecerá no dia 1º de dezembro.

Sobre a Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro
A Olimpíada desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

A Olimpíada tem caráter bienal e, em anos pares, realiza um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país. Participam professores e alunos do 5º ano do Ensino Fundamental (EF) ao 3º ano do Ensino Médio (EM), nas categorias: poema no 5º e 6º anos EF; memórias no 7º e 8º anos EF; crônica no 9º ano EF e 1º ano EM e artigo de opinião no 2º e 3º anos EM.

O evento é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).

Mais informações:
Assessora Administrativa da Secretaria de Educação, Camila Schreiber: 3332-8982