Cultura divulga resultados do 2º dia do Concurso de Declamação de Poesias de Gaspar

O Departamento de Cultura divulgou os resultados do segundo dia do XIV Concurso de Declamação de Poesias de Gaspar, que aconteceu nesta quinta-feira (30), no Colégio Universitário, no Centro. O evento contou com as competições das categorias B (alunos do 6º ao 9º ano de ensino fundamental) e E (categoria jogral – mínimo cinco alunos).

O primeiro lugar da categoria B foi conquistado pela aluna Acsa Nicácio da Silva, do 8º ano da Escola Frei Policarpo. Ela declamou a poesia “Por quê?”, de autoria própria. Já a segunda colocação da categoria ficou com a aluna Jéssica Martins Vieira, do 8º ano da Escola Ferandino Dagnoni, que declamou a poesia “Saudades”, de Florbela Espanca.

No terceiro lugar da categoria B houve empate entre os alunos Caroline Beatriz Testoni e Eduardo da Silva Júnior, do 6º ano da Escola Frei Godofredo. Caroline apresentou a poesia “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu e Eduardo declamou a poesia “Borboletas”, de Mário Quintana.

Os campeões da categoria E foram 31 alunos dos 7º anos do Colégio Universitário. Eles declamaram as poesias “Erros de português”, “Canto de Regresso à Pátria” e “O gramático”, de Oswald de Andrade, e “Seus olhos”, de Gonçalves Dias.

Já o segundo lugar desta categoria ficou com as alunas Camila Fernanda Pereira, Camille Botelho Nunes, Kailane Hostins, Rafaela Almeida Boeira e Yasmim Costa Garzewski, do 5º ano da Ervino Venturi. As cinco estudantes apresentaram a poesia “Rifa-se um coração”, de Clarice Lispector.

O terceiro lugar da categoria E foi conquistado pelos alunos Letícia Reinert, Mickaeli Coradini, Viviane Busnello, Victoria Facci e Vitória Bernz, do 1º e 2º anos da Escola Frei Godofredo. Elas declamaram a poesia “A arte de ser feliz”, de Cecília Meirelles.

Os jurados que avaliaram os competidores no primeiro dia do concurso foram a Administradora da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin, Lúcia Kistner; a jornalista e assessora de imprensa da Prefeitura, Elizabeth Tomé e o Coordenador de Gestão da Secretaria de Educação, Waldemar Lima Carvalho. Os critérios analisados na apresentação dos candidatos foram a interpretação, a entonação e a dicção.

O concurso prossegue nesta sexta-feira (31), na Escola de Educação Básica Professor Honório Miranda, no Centro, com início às 14h. Na oportunidade, acontecerão as apresentações das categorias C (alunos do ensino médio), F (categoria livre – para os cidadãos gasparenses) e G (compositores gasparenses).

Este ano o concurso conta com 16 unidades escolares, tendo a participação aproximada de 200 alunos, com mais de 100 poesias distribuídas. O objetivo do concurso é desenvolver o gosto pela poesia, despertar novos valores na arte de interpretar, estimular e incentivar o hábito da leitura e promover a integração entre a escola, a comunidade e a biblioteca.

Qualquer cidadão que tenha interesse em assistir as declamações de poesias poderá prestigiar o evento gratuitamente.

Mais informações:
Diretor de Cultura, Gabriel Côrrea: 3332-9907 ou 9915-6539