Gaspar não registra surto de raiva
A Secretaria de Agricultura de Gaspar não registra casos de raiva até o momento. O fato começou a preocupar os agricultores em função dos focos de raiva terem sido detectados na cidade de Blumenau. De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Gaspar, Maurício Pamplona, o principal transmissor da doença é o morcego hematófago e o contágio pode acontecer por meio da saliva ou de mordidas e arranhões.
Segundo o médico veterinário da Cidasc responsável pelos municípios de Gaspar e Ilhota, Fabrício Stacki, os animais mais propensos ao ataque do morcego são os bovinos, equinos e suínos, podendo ser atingidos também caprinos e ovinos. Entretanto, o médico veterinário alerta para o fato de que nem todo morcego é portador do vírus da raiva.
A Cidasc realiza periodicamente o atendimento a produtores rurais e efetua vistoria, captura e controle do morcego de acordo com a necessidade do agricultor. De acordo os dados da Cidasc, Gaspar e Ilhota tiveram coleta de material para exame no decorrer deste ano, mas não foi constata a doença, “em Gaspar temos registrado apenas um caso em 2010 e um surto no ano de 2006”, informou Staki.
O Secretário de Agricultura de Gaspar, Alfonso Hostert, alerta para o fato de que é preciso manter a vacinação dos animais em dia, obedecendo aos cuidados de refrigeração. As vacinas são de responsabilidade do produtor rural, devem ser feitas anualmente e podem ser adquiridas em agropecuárias.
Nesta segunda-feira (17) o médico veterinário da Cidasc, Fabrício Staki, estará proferindo uma palestra no bairro Belchior Alto, na Capela Carolina, às 19h. Um dos principais temas abordados será o surto de raiva na região. O encontro é aberto ao público.
Sintomas da doença
– Perda de apetite
– Agitação
– Mudança de hábito (procuram esconder-se, mantêm-se imóveis ou deitados em um só local)
– Dificuldade em se deslocar
– Dificuldade de engolir água e alimentos
– Andar cambaleante
– Salivação intensa
– Tremores
– Alteração no mugido
– Fezes secas, escuras e com sangue
– Agressividade e dificuldade em se levantar
Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260
Médico Veterinário da Secretaria de Agricultura, Maurício Pamplona: 3332-2990
Médico Veterinário da Cidasc em Gaspar e Ilhota, Fabrício Stacki: 3378-8473