Saúde de Gaspar realiza atividades em novembro para reforçar importância do cuidado da saúde masculina

A Secretaria de Saúde de Gaspar está promovendo diversas atividades durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata e do cuidado da saúde masculina. As ações são decorrentes da campanha de conscientização do Novembro Azul e acontecem em algumas Unidades de Saúde do município.

A Unidade de Saúde do bairro Santa Terezinha realizará no dia 26 de novembro o Dia Azul. As atividades gratuitas terão início às 13h30 e prosseguirão até as 16h.

Nesse dia, quatro salas da Unidade serão disponibilizadas para a ação. Na oportunidade, haverá verificação de pressão; medição de glicose; cálculo do índice de massa corporal (IMC); testes de acuidade visual, do vírus da imunodeficiência humana (HIV) e hepatites B e C e vacinação contra difteria e tétano.

Além disso, às 15h, acontecerá uma palestra sobre a saúde do homem, ministrada pelas enfermeiras Rosilene Scottini e Eliones Nazo. O evento será aberto gratuitamente ao público, sem necessidade de inscrição.

Já as Unidades de Saúde do Poço Grande e do Barracão estão realizando desde o início do mês de novembro algumas atividades, que prosseguirão até 29 de novembro.

A Unidade de Saúde do Poço Grande está realizando testes rápidos de HIV, hepatites e sífilis. Já a Unidade de Saúde do Barracão promove exames para medir o nível de antígeno prostático específico (PSA), que ajuda a diagnosticar o desenvolvimento do câncer de próstata. Além disso, essa unidade está distribuindo folders e panfletos com informações sobre a saúde do homem.

Os homens interessados em realizar os exames deverão comparecer às Unidades de Saúde do Barracão e do Poço Grande, das 7h às 12h e das 13h às 16h, portando RG e cartão SUS.

As Unidades do Gaspar Grande e Jardim Primavera já realizaram suas atividades nos dias 12 e 15 de novembro, respectivamente. As unidades promoveram ações como palestras e realização de testes rápidos.

Apesar dos esforços da Secretaria de Saúde de Gaspar, a procura dos homens por informações e exames relacionados à sua saúde ainda é baixa. Para a enfermeira Kelly Sousa, da Unidade de Saúde do Gaspar Grande, essa baixa demanda pode estar relacionada à questões culturais e ao preconceito existente entre os homens.

Em decorrência do câncer de próstata, em Gaspar já foram registradas três internações desde 2013 e oito óbitos desde 2010. De janeiro a novembro desse ano, foram realizadas 38 biópsias de próstata, e entre janeiro e julho foram feitos 1404 exames para medir o nível de antígeno prostático específico (PSA), que ajuda a diagnosticar o desenvolvimento do câncer de próstata.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre homens, ficando atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. Ele é o sexto mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, o que representa cerca de 10% do total de cânceres. A estimativa do Inca é que em 2014 sejam descobertos 68.800 novos casos de câncer de próstata, ou seja, a descoberta de um caso a cada 7,6 minutos.

Sobre o Novembro Azul

No intuito de conscientizar a população masculina sobre o câncer de próstata e visando a diminuir a taxa de mortalidade, que ainda é alta, o Instituto Lado a Lado pela Vida e a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) desenvolvem o Novembro Azul, uma iniciativa que já faz parte do calendário nacional das campanhas de prevenção no Brasil. O objetivo é combater a doença e, principalmente, motivar a população masculina a fazer exames preventivos.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3332-2020 ou 8827-0162