Sistema de telemetria para monitorar Estações de Tratamento de Água de Gaspar já está em funcionamento
Desde outubro, o sistema de telemetria para monitorar as Estações de Tratamento de Água (ETAs) I, no Centro, e II, no Bela Vista, está em funcionamento. A telemetria trata-se da automação, monitoração e controle, em tempo real, de reservatórios e elevatórias de água e ETAs via rádio.
O Samae de Gaspar investiu R$169 mil para a implantação do sistema, instalada pela empresa TecnoControl, vencedora da licitação. Na última sexta-feira (21), os profissionais da empresa realizaram um treinamento com os operadores da ETA I, que serão responsáveis por supervisionar e controlar o funcionamento de todo o sistema de abastecimento de água das ETAS I e II.
O sistema de telemetria traz diversos benefícios que garantem a qualidade dos serviços de abastecimento de água, pois ele monitora em tempo real o funcionamento de estações elevatórias, reservatórios, medidores de vazão e demais dispositivos elétricos e hidráulicos do sistema; armazena e apresenta dados históricos sobre a qualidade do abastecimento; alarma vazamentos, falhas de operação e de equipamentos, intrusões, valores anormais de níveis, pressões e vazões e previne e minimiza perdas.
Além disso, com o sistema de telemetria as falhas no abastecimento de água são percebidas em pouco tempo, diminuindo o impacto à população com problemas no fornecimento.
Mais informações:
Diretor-Presidente do Samae, Elcio Carlos de Oliveira: 3332-1155 ou 8801-8156