Saúde de Gaspar é avaliada como acima da média por programa do governo federal

A saúde de Gaspar foi avaliada pelo Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica (PMAQ), do governo federal, como acima da média. Os profissionais que fazem parte de uma equipe de saúde como médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em saúde bucal são acompanhados e avaliados através do programa.

Além disso, foram analisados também a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde, os equipamentos, a disponibilização de medicamentos e a satisfação do cidadão. As equipes que oferecem melhorias na qualidade do atendimento recebem mais recursos do governo federal, ou seja, quanto melhor for o desempenho, mais incentivos financeiros serão repassados.

No município, todas as Unidades de Estratégia de Saúde da Família são participantes do PMAQ. Além dessas, participam também a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) e a equipe do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Os resultados das equipes das Unidades de Saúde podem variar de acordo com a avaliação externa do Ministério da Saúde, podendo ser classificadas como muito acima da média, acima da média, mediano ou abaixo da média e insatisfatório.

Até o momento, o Ministério da Saúde liberou as notas de dez equipes de Estratégia de Saúde da Família, do Nasf e de duas equipes de saúde bucal, ficando pendentes as notas da ESF do Santa Terezinha I com mais uma equipe de saúde bucal e do CEO.  Das treze notas divulgadas, oito equipes de Estratégia de Saúde da Família foram classificadas como acima da média e duas foram classificadas como muito acima da média. Das equipes de saúde bucal uma foi classificada como muito acima da média e a outra mediano ou abaixo da média, assim como o Nasf.

As Unidades de Saúde do Bela Vista, Jardim Primavera e Belchior fazem parte do PMAQ desde 2012 e recebem incentivo financeiro mensalmente do programa. Com parte do recurso recebido foi realizada a reforma das três Unidades de Saúde no início do ano, que incluiu a troca do piso, pintura, melhorias na parte elétrica e redimensionamento de espaços. Além disso, a unidade do Belchior foi ampliada e recebeu uma sala de educação em saúde.

Com os recursos recebidos também é realizado a compra de novos equipamentos, a aquisição de materiais para oficinas de saúde, uniformes e o pagamento do Incentivo de Desempenho a todos os profissionais de saúde das três unidades. 

Já as outras unidades de saúde aderiram ao programa em junho de 2013. Durante esse período, as equipes não receberam nenhum recurso do PMAQ porque primeiro precisavam da nota de avaliação. Com a liberação das notas, o Ministério da Saúde poderá repassar os recursos retroativos de junho de 2013 até agora e as unidades passarão a receber os recursos do PMAQ mensalmente.

A Secretaria de Saúde de Gaspar irá se reunir com as equipes das unidades de saúde para discutir o que precisa melhorar e fazer um contrato de gestão que indique para o que será usado o dinheiro do programa.

O resultado completo das avaliações do PMAQ pode ser conferido no link http://dab.saude.gov.br/portaldab/cidadao_pmaq2.php.

Sobre o PMAQ

O Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) tem como objetivo incentivar os gestores a melhorar a qualidade dos serviços de saúde oferecidos aos cidadãos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio das equipes de Atenção Básica à Saúde.

A meta é garantir um padrão de qualidade por meio de um conjunto de estratégias de qualificação, acompanhamento e avaliação do trabalho das equipes de saúde. O programa eleva os recursos do incentivo federal para os municípios participantes, que atingirem melhora no padrão de qualidade no atendimento.

A avaliação dos profissionais de saúde/equipe é composta por três partes: primeiro o uso de instrumento para que a própria equipe avalie o trabalho que desenvolve, que corresponde a 10% da nota de avaliação; segundo o desempenho em resultados em 24 indicadores de saúde firmados no momento que a equipe entrou no programa, responsável por 20% da nota de avaliação  e, por último, o desempenho nos padrões de qualidade verificados por avaliadores externos que visitaram os profissionais de saúde/equipe, que corresponde a 70% da nota de avaliação. 

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162