Representantes da Agricultura de Gaspar participaram de viagem técnica para região de Tubarão

O engenheiro agrônomo Henrique da Silva Pires, da Secretaria de Agricultura de Gaspar, participou nos dias 2 e 3 de dezembro de uma viagem técnica para a região de Tubarão promovida pela Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina(Epagri). Também participaram da viagem os produtores de Gaspar Maurício Schmitt e Renato Beduschi e o engenheiro agrônomo Josi Rodrigues Prestes, da Epagri.

A ação reuniu 30 pessoas, entre técnicos e agricultores produtores de leite e gado de corte, de municípios da região, como Benedito Novo, Blumenau, Indaial, Navegantes, Pomerode e Timbó. A viagem teve como objetivo mostrar o trabalho desenvolvido nas pequenas propriedades familiares que desenvolvem a pecuária em sistemas de produção a pasto.

Foram visitados produtores dos municípios de Santa Rosa de Lima, Rio Fortuna e São Martinho, em diferentes estágios de desenvolvimento do Pastoreio Racional Voisin. O trabalho realizado pelos produtores, com orientação dos técnicos da Epagri, tem demonstrado uma evolução da produção pecuária da região visitada nesse sistema. Os pecuaristas familiares produzem leite e carne em pequenas áreas com topografia acidentada, solos com pouca fertilidade, e, mesmo assim, a evolução é constante e tem mantido famílias e atraído jovens para o meio rural.

O Pastoreio Racional Voisin, tecnologia desenvolvida na década de 1960, consiste em maximizar a produção de carne e leite a base de pasto. Essa técnica visa a dividir os pastos em piquetes e a estabelecer a rotação desses potreiros conforme o desenvolvimento da planta, condições climáticas, categoria animal, lotação animal, adubação e correção das pastagens, tempo de ocupação e rodízios para um desenvolvimento mais sustentável do sistema.

O engenheiro agrônomo Henrique da Silva Pires ressalta que “é importante conhecer esse trabalho de integração entre o setor público e os agricultores, mostrando que as tecnologias sustentáveis existem para o desenvolvimento da pecuária em nossa região e que podemos seguir exemplos de sucesso de outras localidades”.

Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260