Projeto que incentiva a piscicultura em Gaspar contou com diversas ações em 2014

O ano de 2014 possibilitou o avanço da piscicultura em Gaspar por meio do projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar (SC)”, elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, com a colaboração da Secretaria de Agricultura, da Associação de Aquicultores de Gaspar (Aquipar) e da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). O projeto foi lançado em fevereiro de 2014 e contou com diversas ações com enfoque agroecológico durante o ano, integrando atividades de pesquisa, extensão e capacitação e buscando a profissionalização dos produtores locais e da região com sustentabilidade.

Entre as atividades realizadas está o curso de Piscicultura Continental com enfoque  agroecológico que teve início em agosto e encerrou neste mês. O curso, com carga horária de 160 horas, contou com 25 alunos de diversos municípios da região.

Além disso, está sendo elaborada uma cartilha de Legislação Ambiental para facilitar o entendimento da legalização ambiental das propriedades de piscicultura.  Outra ação que vem sendo desenvolvida é a criação de um selo de rastreabilidade na produção do peixe gasparense, como uma proposta de ferramenta para que o consumidor final saiba a procedência do produto e as condições de produção do pescado.

Outra atividade em andamento é a criação de um software para piscicultura com análise técnica financeira, que quando for concluído será disponibilizado na internet. Além disso, os alunos do curso de química do IFSC também desenvolveram um trabalho de avaliação da qualidade de água.

O projeto tem duração de 24 meses, e, por isso, outras atividades e cursos já estão previstos para 2015.

Sobre o projeto “Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar (SC)”

Esse projeto teve sua aprovação em dezembro de 2013 na chamada pública nº 81/2013 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que tinha como objetivo selecionar propostas para apoio financeiro a projetos que integrassem atividades de pesquisa, educação e extensão para a construção e socialização de conhecimentos e práticas relacionados à Agroecologia e aos Sistemas Orgânicos de Produção.

O projeto de Gaspar, coordenado pela professora do IFSC Graciane Regina Pereira, com a colaboração do professor Mauricio Edgar Stivanello, busca apoiar o programa de desenvolvimento da piscicultura municipal por meio da implementação do Núcleo de Pesquisa Aplicada à Pesca e Aquicultura. O projeto conta com bolsistas nas áreas de piscicultura, engenheiros da aquicultura, área de informática e em nível de graduação.

As atividades previstas no projeto objetivam ofertar capacitações para produtores locais relacionadas à piscicultura e à produção mais sustentável; disponibilizar ferramenta de tecnologia de informação que potencialize a produção e que facilite o levantamento e a sociabilização de informações associadas ao desenvolvimento das atividades de negócio e promover a inclusão digital junto aos produtores. Também visa estimular os produtores a fazerem o licenciamento ambiental de suas propriedades; disseminar a cultura do consumo de peixe de água doce no município e realizar eventos técnico-científicos para socialização de experiências e de aperfeiçoamento.

Novo projeto que incentiva piscicultura orgânica em Gaspar é aprovado em edital do CNPq

O projeto “Assistência técnica e extensão rural para certificação da piscicultura orgânica com base agroecológicas na região de Gaspar”, elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, foi aprovado no edital 17/2014 do CNPq. As empresas Das Bier e Ecocert são parceiras demandantes do projeto.

O projeto de Gaspar, coordenado pela professora do IFSC Graciane Regina Pereira, tem como linha de apoio a extensão tecnológica e visa a fortalecer a produção de peixes de forma orgânica com bases agroecológicas, atendendo as políticas públicas de incentivo à segurança alimentar e sustentabilidade.

Estão previstas no projeto ações de coordenação, de capacitação e de apoio técnico. Serão realizadas atividades de assistência técnica com transferência de tecnologia para a promoção da certificação da piscicultura orgânica com base agroecológica produzida por agricultores familiares (individuais ou em grupo) e de agroindústrias familiares do município e região. O método de controle da qualidade orgânica será o de certificação de terceira parte (certificação por auditoria) realizado em conjunto com as empresas demandantes: Ecocert e Das Bier.

Com a aprovação do projeto, o próximo passo é o planejamento da execução das atividades propostas. As atividades de coordenação, capacitação e apoio técnico tem prazo de 24 meses para serem realizadas. O papel da Prefeitura nessa etapa é disponibilizar técnicos para auxiliar o IFSC a executar as ações do projeto.

Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260