Profissionais da saúde de Gaspar encerraram participação em cursos de especialização

Profissionais da Secretaria de Saúde de Gaspar participaram na última quinta-feira (11) da seção de encerramento dos cursos de especialização da terceira etapa do Projeto Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde (GCSUS), promovido pelo Hospital Sírio-Libanês e pelo Ministério da Saúde (MS). O evento aconteceu na sede da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (ETSUS), em Blumenau.

Estiveram presentes na seção, a Secretária de Saúde Márcia Adrian Cansian e os oito profissionais de Gaspar que participaram dos cursos. Na oportunidade, os profissionais de saúde apresentaram os projetos aplicativos dos cursos, feitos em equipe, e também o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), realizado individualmente.

Foram realizados cursos com os temas Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, Regulação em Saúde no SUS e Educação na Saúde para Preceptores do SUS. Todos eles tiveram início em abril deste ano.  Em todo o país, mais de quatro mil profissionais da rede pública de saúde passaram por essa capacitação, divididos num total de 40 regiões.

No curso de Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde, os profissionais participantes foram Arnaldo Munhoz, Jayson Seibel e Monica Menezes. Por sua vez, no curso de Regulação em Saúde no SUS fizeram o curso os profissionais Ângela Dall’Agnol e Vera Lúcia Rosa. Já no curso de Educação na Saúde para Preceptores do SUS participaram Jane Juçara Proença Lima e Lidia Carolina Mamus.

Além disso, a profissional Aline Cadena dos Santos participou da especialização de Processos Educacionais, que também faz parte do Projeto Gestão da Clínica no Sistema Único de Saúde, mas teve início em novembro de 2013.

As aulas aconteceram de forma presencial, com três encontros mensais, e à distância, segundo uma abordagem construtivista da educação de adultos e que utilizou estratégias educacionais inovadoras, incluindo a aprendizagem baseada em problemas (Problem based learning), a aprendizagem baseada em equipes (Team-based learning), o portfólio reflexivo, as oficinas de trabalho, a educação à distância, a avaliação por competência, entre outras.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162