Secretaria de obras recupera estragos de temporal em Gaspar
A Secretaria de Transportes e Obras de Gaspar já trabalha desde o início desta sexta-feira (9) para atender a demanda e liberar os acessos provocados pelo temporal que atingiu a cidade nesta quinta-feira (8). O bairro Gaspar Alto é a localidade mais atingida onde chegou a chover 111 milímetros em uma hora durante o temporal. No local são registradas várias quedas de barreiras e rompimento da via, que em muitos trechos está em meia pista.
De acordo com a coordenadora de Defesa Civil de Gaspar, Mari Inez Testoni Theiss, com a instalação dos pluviômetros foi possível registrar que por um período de uma hora choveu cerca de 70 milímetros no município. A rua Otto Nuss, no bairro Gaspar Grande, ficou interditada após um deslizamento de terra e queda de uma árvore, e no bairro Figueira três famílias ficaram desabrigadas após a água entrar nas residências.
Os bairros mais atingidos, com os alagamentos foram: Gaspar Grande, Gasparinho, Sete de Setembro, Santa Terezinha, Figueira, Margem Esquerda e Bela Vista.
Recomendações da Defesa Civil
Alagamentos: deve-se evitar o contato com as águas e não dirigir em lugares alagados. Se houver granizo é aconselhável que as pessoas se protejam em lugares com boas coberturas, ao exemplo dos banheiros das residências; fechar janelas e portas; e não manusear nenhum equipamento elétrico ou telefone devido aos raios e aos relâmpagos.
Deslizamentos de terra: deve ser observado qualquer movimento de terra ou rochas próximas às residências e à inclinação de postes e árvores. Neste caso, é recomendável que a família saia de casa e acione a Defesa Civil municipal ou o Corpo de Bombeiros.
Mais informações:Coordenadora de Defesa Civil, Mari Inez Testoni Theiss: 3318-0735 ou 8802-3099