Município mantém pagamentos em dia para o Hospital de Gaspar

Desde a prorrogação de intervenção junto ao Hospital de Gaspar, por meio do Decreto nº 6.137, a Prefeitura tem mantido em dia os pagamentos para a instituição, e em contrapartida o Hospital vem prestando contas desses recursos à população. A partir de 1º de dezembro, os valores repassados pela Prefeitura referentes à hora plantão/sobreaviso foram reajustados para o valor de até R$272.422,00 mensal e valem para o ano de 2015, conforme previsto no orçamento do Fundo Municipal de Saúde. Antes o contrato era de até R$254.600,00 por mês. No início de janeiro, a Prefeitura já pagou o valor de R$241 mil para o Hospital referente à apresentação dos serviços prestados no mês de dezembro.

Através de uma articulação da Secretaria Municipal de Saúde com o Estado e o Ministério da Saúde, um recurso do governo federal pré-fixado em R$184.990,00 por mês e referente à produção foi ampliado para R$239.302,00. Em dezembro, o Hospital já recebeu esse novo valor. O valor aproximado de R$239 mil será sempre validado pela Comissão do Conselho Municipal de Saúde que acompanha as prestações de contas mensalmente.

Quanto aos recursos provenientes do Estado, desde junho de 2014 o município não vem recebendo o incentivo hospitalar, no valor de R$11 mil por mês, e a produção das cirurgias eletivas, que até outubro de 2014 somam um valor de R$307.294,18. Sobre as cirurgias eletivas, o município adiantou para a instituição um recurso, no valor de R$264.189,70, e também R$66.000,00 do incentivo hospitalar que é do Estado, referente ao período de junho a novembro de 2014. O repasse da Prefeitura foi aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde.

As medidas foram necessárias para evitar a paralisação das cirurgias eletivas no Hospital. “O município vem honrando com seu compromisso de efetuar os pagamentos em dia para a instituição, conforme a prestação de serviços e suas devidas prestações de contas financeiras. Adiantamos esse recurso para que o atendimento à população não ficasse prejudicado”, explica a Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian.

Além disso, a empresa gestora do Hospital e a Comissão Interventora vêm trabalhando em outras alternativas para conseguir mais recursos. Conforme a Secretária, o Hospital está se organizando para estruturar o Ambulatório de ortopedia e proctologia. “Com os atendimentos nesse local, ele poderá receber como incentivo R$9 mil por mês do município”, adianta Márcia.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162