Comissão Interventora do Hospital de Gaspar recebeu secretário de Estado da Saúde

A Comissão Interventora do Hospital de Gaspar recebeu nessa segunda-feira (9 o secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina, João Paulo Kleinubing.  A visita foi um compromisso assumido publicamente pelo secretário em janeiro deste ano, quando ele se comprometeu a visitar todos os hospitais filantrópicos de Santa Catarina.

Participaram do encontro o Prefeito, Pedro Celso Zuchi; a Vice-Prefeita, Mariluci Deschamps Rosa; a Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Cleverton João Batista; e os integrantes da Comissão Interventora do Hospital de Gaspar, Maurício Antônio Junkes e Ricardo Alexandre Freitas. Além disso, estiveram presentes representantes do Conselho Municipal de Saúde e da empresa administradora   do Hospital, Amorim & Associados – Consultoria e Saúde, vereadores e a imprensa local.

Na oportunidade, a comissão apresentou uma pauta de reivindicações com as pendências do Estado para com o município. Entre as prioridades elencadas estavam os pagamentos das cirurgias eletivas que não acontecem desde setembro de 2014; o valor de R$600 mil prometidos pela secretária da gestão anterior, Tânia Eberhardt, para custeio; o valor de R$88mil referente ao incentivo estadual atrasado desde maio de 2014 e a solicitação de apoio no custeio mensal do Hospital.

A secretária Municipal de Saúde, Márcia Cansian, também aproveitou a oportunidade para reivindicar pagamentos atrasados referentes ao ano de 2014 para  o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Farmácia Básica, cofinanciamento da Atenção Básica, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), incentivo para procedimentos e Centro de Especialidades Odontológicas (CEO).

Comissão Interventora
A Prefeitura de Gaspar tem nomeado desde maio de 2014 uma Comissão de Intervenção presidida pelo presidente da Associação Comercial Industrial de Gaspar (ACIG), José Eduardo de Souza. Compõe a Comissão a secretária de Saúde do município, Márcia Adriana Cansian; o contador, Maurício Antônio Junkes; o médico, Ricardo Alexandre Freitas e o empresário, Adilson Carlos Avosani. A medida foi tomada frente às dificuldades que o Hospital vinha atravessando na ocasião. Com a intervenção foi contratada uma empresa administradora Amorim & Associados – Consultoria e Saúde – que efetua a gestão operacional da unidade de saúde. Inicialmente, a Comissão Interventora foi nomeada para o período de seis meses, de maio a novembro de 2014. Com o intuito de dar andamento às ações apontadas como necessárias nos seis primeiros meses de avaliação, a Prefeitura prorrogou a intervenção junto ao Hospital de Gaspar por um período de mais seis meses.

Repasses do município
Desde a prorrogação de intervenção junto ao Hospital de Gaspar, a Prefeitura tem mantido em dia os pagamentos para a instituição, e em contrapartida o Hospital vem prestando contas desses recursos à população. A partir de 1º de dezembro, os valores repassados pela Prefeitura referentes à hora plantão/sobreaviso foram reajustados para o valor de até R$272.422,00 mensal e valem para o ano de 2015, conforme previsto no orçamento do Fundo Municipal de Saúde. Antes o contrato era de até R$254.600,00 por mês.

Pauta de reivindicações:

• O não pagamento das cirurgias eletivas referentes aos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2014;
  • O não pagamento dos R$600 mil prometidos pela secretária Tânia Eberhardt em 2014;
  • O não pagamento do incentivo estadual desde maio de 2014, no valor de R$11 mil/mês que hoje já somam R$88mil;
  • Solicitação de apoio no custeio mensal do Hospital, como ocorria até 2013;
  • Compromisso na regularidade e pontualidade dos pagamentos;
  • A secretária de Saúde do município também irá solicitar a atualização urgente dos repasses que a secretaria de Estado da Saúde está em atraso ainda de 2014 referentes ao:

* CAPS (Saúde Mental) – 4 meses;
* Farmácia Básica – 2 meses;
* Cofinanciamento (Atenção Básica) – 4 meses;
* NASF – 3 meses;
* Incentivo para procedimentos (R$0,30/per capita) – 6 meses;
* CEO – Odontologia – 3 meses.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162