Agentes de Saúde de Gaspar realizam o recadastramento da população para a implantação do e-SUS

Os Agentes Comunitários de Saúde de Gaspar iniciaram em fevereiro o recadastramento da população para compor um sistema de dados chamado e-SUS Atenção Básica (e-SUS AB), uma estratégia do Ministério da Saúde, por meio do Departamento de Atenção Básica, para reestruturar as informações da saúde em nível nacional.

Com a implantação do e-SUS, os dados cadastrais de cada pessoa serão mais completos. Por isso, a população irá perceber que durante as entrevistas feitas pelos Agentes de Saúde haverá mais perguntas sobre seus hábitos e condições de saúde.

Esse sistema servirá para traçar o perfil do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que os Agentes Comunitários terão dois cadastros para preencher um domiciliar, demonstrando as condições de moradia, e outro individual, que abrangerá além das condições de saúde, informações sociais, culturais e econômicas.

O nome e-SUS faz referência a um SUS eletrônico, cujo objetivo é facilitar e contribuir com a organização do trabalho dos profissionais de saúde. O e-SUS AB permitirá avaliar e acompanhar o processo de trabalho da Atenção Básica, fortalecer os processos de Gestão do Cuidado dos usuários e facilitar a busca de informações epidemiológicas de forma ágil. Assim, será mais fácil analisar os problemas e características particulares de cada comunidade.

Os 97 Agentes Comunitários de Saúde do município já foram capacitados para utilizar o e-SUS. Agora, será realizada a capacitação dos outros profissionais da Atenção Básica que terão acesso ao sistema.

A Secretaria de Saúde adquiriu tablets para disponibilizar aos Agentes Comunitários de Saúde para que eles realizem suas atividades diárias com mais facilidade e agilidade. Os aparelhos começarão a ser utilizados pelos profissionais assim que o Ministério da Saúde lançar uma versão do sistema e-SUS para tablets.

A Secretaria de Saúde solicita o apoio e compreensão da comunidade gasparense para que os Agentes Comunitários de Saúde sejam recebidos em seus domicílios e realizem o recadastramento de todas as famílias.

Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162