Procon realiza audiência sobre problema de queda constante de energia elétrica no Arraial do Ouro

O Diretor-Geral da Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (Procon) de Gaspar, Roberto Procópio de Souza, se reuniu na manhã dessa quinta-feira (26) com o Presidente da Associação de Moradores do bairro Arraial do Ouro, Carlos José Junges, e o Gerente Regional das Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), Cláudio Varella, para um audiência sobre o problema da queda constante de energia no Arraial do Ouro.

Segundo os moradores, há alguns anos o bairro sofre com a frequente queda de energia elétrica e a Celesc descumpre o prazo de no máximo 4h de religação de urgência em casos de suspensão indevida de fornecimento, prevista pelo Art. 176, da Resolução Normativa nº 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Ainda conforme a comunidade, o principal motivo da queda constante de energia é a vegetação que fica próxima à rede de distribuição.

A audiência foi marcada porque no dia 22 de janeiro a Associação de Moradores do Arraial do Ouro realizou uma Assembleia Geral para discutir sobre o problema no local, mas a Celesc não compareceu, e, por isso, foi definido na data que o Procon instauraria um processo administrativo contra a fornecedora de energia.

Após a audiência realizada nessa quinta-feira (26) ficou definido que a Celesc irá até o dia 10 de março realizar uma inspeção no bairro, junto com o presidente da Associação de Moradores, para identificar os locais em que a vegetação nativa se encontra em menos de 3 m de distância da rede de distribuição de energia elétrica. Após essa inspeção, a Celesc terá até o dia 10 de abril para realizar a supressão da vegetação nativa.

Além disso, será realizada uma inspeção, também até o dia 10 de março, para fazer um levantamento de proprietários que descumpriram com a legislação municipal e plantaram árvores de grande porte e vegetações exóticas em menos de 20 m de distância da rede de distribuição de energia elétrica. Após o levantamento, a Celesc ficará responsável por fazer denúncia desses proprietários aos órgãos responsáveis.

Mais informações:
Diretor-Geral do Procon,  Roberto Procópio de Souza: 3332-9539 ou 8818-4952