Secretaria de Saúde confirma caso de dengue em Gaspar
A Secretaria de Saúde recebeu a confirmação de um caso de dengue em Gaspar de uma pessoa que veio contaminada de outro estado. O paciente já recebeu o tratamento adequado. Além disso, há outras duas pessoas suspeitas de terem a doença no município que estão sob investigação e três casos que foram descartados.
Para prevenir que o número de casos de dengue aumente no município, a Vigilância Epidemiológica está ampliando as 365 armadilhas instaladas em Gaspar para controle da proliferação do mosquito da dengue. A Secretaria de Saúde também promoveu nessa quinta-feira (26) uma capacitação sobre a dengue para os médicos do município e está atuando em atividades de orientação para a população.
Sobre a dengue
É uma doença infecciosa causada por um arbovírus. Considerado um grave problema de saúde pública, ocorre principalmente em países tropicais, onde as condições são mais favoráveis à proliferação do mosquito transmissor o Aedes aegypti. A transmissão se dá pela picada do mosquito fêmea infectado pelo vírus, que se infecta picando pessoas doentes.
Sobre os cuidados da dengue
É importante não deixar nenhum recipiente com água parada; verificar se as caixas d’água estão bem vedadas; tratar piscinas com cloro e limpar uma vez por semana; colocar na lixeira copos, garrafas e latas vazias dentro de saco plástico bem fechado; manter as calhas para água da chuva desentupidas; colocar areia nos pratos dos vasos de plantas; remover regularmente a água acumulada em folhas de plantas como bromélias e manter ralos fechados e desentupidos.
Mais informações:
Secretária de Saúde, Márcia Adriana Cansian: 3703-3700 ou 8827-0162
Diretor de Vigilância à Saúde, Luiz Carlos Venske: 3703-3700