Prefeito participa de reunião com secretário de Estado da Saúde para entrega de pauta de reivindicações

O Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, participou nessa segunda-feira (2) de uma reunião dos prefeitos do Médio Vale do Itajaí com o secretário de Estado da Saúde, João Paulo Kleinübing, para reivindicar o cumprimento das prioridades na saúde da região. O encontro aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi), em Blumenau.

Na oportunidade, foi entregue ao Secretário de Estado da Saúde um documento, elaborado pelos prefeitos e secretários municipais de saúde, com nove prioridades da região na área de saúde para 2015.

Entre as reivindicações está a liquidação dos financiamentos atrasados e o cumprimento da data de pagamento dos demais valores a vencer, pois em alguns programas o governo estadual está com um atraso de seis meses no pagamento, comprometendo os cofres municipais.

Outra reivindicação apresentada ao secretário foi a implantação de uma central regional de regulação de leitos hospitalares no Médio Vale, que é a única região de Santa Catarina que não possui este serviço integrado. Além disso, os prefeitos solicitaram que o governo garanta a transparência das informações referentes à destinação, por parte da Secretaria de Estado da Saúde (SES), dos recursos financeiros previstos em orçamento. Aos dois pedidos Kleinübing prometeu que serão encaminhados para análise e atendimento.

Quanto às gerências regionais de Saúde, o secretário corroborou com os prefeitos da necessidade de suporte técnico por meio de profissionais qualificados e salientou que a questão política não pode sobrepor à técnica.

Na ocasião, os prefeitos reivindicaram também assistência e atualização de recursos para o custeio dos hospitais na região. Kleinübing disse que a intenção é que os hospitais consigam cuidar da própria manutenção sem vincular todos os processos à SES. Para ele, é necessário buscar mais eficiência e direcionar maior orçamento para a atenção básica.

Além disso, entre os pedidos apresentados estão ainda: construção de uma Política de Assistência Hospitalar, revisão dos valores da Atenção Básica com crescimento progressivo para o orçamento do próximo ano, revisão do acesso aos serviços de alta complexidade e desvinculação dos recursos do Fundo Social destinados à Saúde.

Prestigiaram a reunião os prefeitos de Benedito Novo, Botuverá, Brusque, Indaial, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó, os secretários de Saúde de Blumenau, Brusque, Indaial e Timbó e o executivo da Ammvi. O próximo encontro deve ser agendado para o próximo trimestre do ano.

Mais informações:
Prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi: 3331-6330 ou 8836-9336

Informações da Assessoria de Comunicação da Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI)