Assessor de Juventude de Gaspar participou do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável

O Assessor de Assuntos para a Juventude de Gaspar, Eduardo Wanzuit Ferreira, participou de terça-feira (7) até quinta-feira (9) do III Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília. O encontro, organizado pela Frente Nacional dos Prefeitos, contou mais de 8 mil inscritos e é considerado o maior evento sobre sustentabilidade urbana do país. O Assessor de Juventude de Gaspar foi um dos 100 gestores selecionados pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ) para participar do evento.

Parte da programação do encontro foi ocupada pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), em um espaço de diálogo e troca de experiências entre órgãos gestores de políticas públicas de juventude de diversos estados e municípios. Na ocasião, os 250 gestores juvenis participantes discutiram a metodologia que orientará os trabalhos da III Conferência Nacional de Juventude, além de ações e programas do Governo Federal. 

Durante o evento, o Assessor de Juventude de Gaspar, junto com outros Gestores Municipais de Juventude de todas as regiões do Brasil, assinou uma moção de repúdio à admissibilidade da PEC 171/1993, que versa sobre a redução da maioridade penal. Esta moção foi entregue na quarta-feira (8) ao ministro chefe da  Secretaria-Geral da Presidência da República, Miguel Rossetto, no Palácio do Planalto.

Eduardo Wanzuit afirma que “a troca de experiência, juntamente com diálogos analíticos sobre a conjuntura juvenil, trouxe bagagem para aprimoramento de alguns programas, criação de outros e expansão de acesso à informação relevante”. Durante os três dias do evento foram discutidos sobre vários programas de juventude, que segundo o Assessor de Juventude terão que ser avaliados com o contexto local e perfil dos jovens de Gaspar.

Dentre as ideias discutidas, Eduardo destaca a construção do Plano Municipal de Juventude, que apresentará propostas para a criação de leis e políticas específicas voltadas para os jovens da cidade a curto, médio e longo prazo. “A criação deste plano, juntamente com o Conselho Municipal de Juventude e comunidade juvenil municipal, será um dos grandes desafios para este ano, além da organização da Conferência Municipal de Juventude, que deverá acontecer este ano, em consonância com a Conferência Nacional e Estadual de Juventude”.

Mais informações:
Assessor para Assuntos da Juventude, Eduardo Wanzuit Ferreira: 3332-9050/3332-3985 ou 9997-9356