Prefeitura e IFSC promovem lançamento de projeto que incentiva piscicultura orgânica em Gaspar
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura, em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Campus Gaspar, promove no dia 3 de junho o lançamento do projeto “Assistência Técnica e Extensão Rural para a Certificação da Piscicultura Orgânica com Bases Agroecológicas na Região de Gaspar/SC”.
O evento, aberto gratuitamente ao público, acontece às 10h30 no auditório do IFSC, localizado na rua Adriano Korman, 510, no Bela Vista. O público alvo são produtores rurais, piscicultores, técnicos e alunos do Instituto. Não é necessário realizar inscrição para participar do lançamento. O evento integra a programação da Semana do Meio Ambiente, promovida pelo IFSC.
O projeto, elaborado pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) Câmpus Gaspar, com a colaboração da Secretaria Municipal de Agricultura, foi aprovado em dezembro de 2014 no edital 17/2014 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). As empresas Das Bier e Ecocert são parceiras demandantes do projeto.
O projeto de Gaspar, coordenado pela professora do IFSC Graciane Regina Pereira, tem como linha de apoio a extensão tecnológica e visa a fortalecer a produção de peixes de forma orgânica com bases agroecológicas, atendendo as políticas públicas de incentivo à segurança alimentar e sustentabilidade.
Estão previstas no projeto ações de coordenação, de capacitação e de apoio técnico. Serão realizadas atividades de assistência técnica com transferência de tecnologia para a promoção da certificação da piscicultura orgânica com base agroecológica produzida por agricultores familiares (individuais ou em grupo) e de agroindústrias familiares do município e região. O método de controle da qualidade orgânica será o de certificação de terceira parte (certificação por auditoria) realizado em conjunto com as empresas demandantes: Ecocert e Das Bier.
No momento está sendo realizado o planejamento da execução das atividades propostas. As atividades de coordenação, capacitação e apoio técnico tem prazo de 24 meses para serem realizadas. O papel da Prefeitura nessa etapa é disponibilizar técnicos para auxiliar o IFSC a executar as ações do projeto.
Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260