Prefeitura de Gaspar realizou 8ª Conferência Municipal da Saúde
A Secretaria de Saúde de Gaspar realizou nessa quinta-feira (11) a 8ª Conferência Municipal da Saúde, no Espaço Bunge Natureza, no bairro Poço Grande. O evento teve como temática “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas: Direito do povo brasileiro”. A etapa municipal é o primeiro passo para as discussões sobre a saúde, seguindo para a etapa estadual e a etapa nacional.
O objetivo da 8ª Conferência Municipal da Saúde em Gaspar foi propor ações para melhorar a saúde da população, momento que representa a participação e o Controle Social no Sistema Único de Saúde (SUS).
As discussões da conferência abrangeram oito eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; e Reformas Democráticas e Populares do Estado.
Foram elaboradas propostas para cada um dos eixos, aprovadas na Plenária Final da conferência. As sugestões feitas no município serão apresentadas na 7ª Conferência Estadual de Saúde, que acontece entre os dias 23 e 25 de setembro, em Florianópolis. Na conferência municipal foram eleitos 12 delegados titulares e 12 suplentes que representarão Gaspar na 7ª Conferência Estadual de Saúde. Dos 24 delegados eleitos, 12 são usuários da saúde, seis são profissionais de saúde e seis são representantes de gestão e prestadores de serviço.
A terceira e última etapa desse ciclo de construções em torno da saúde é a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que acontece entre os dias 1º e 4 de dezembro em Brasília.
Além disso, durante a programação da conferência municipal foram apresentados as propostas e resultados da 7ª Conferência Municipal de Saúde de Gaspar, que aconteceu em junho de 2011.
Segundo o Plano do Conselho Nacional de Saúde de 2015 a temática da conferência incorpora diferentes significados: saúde pública como direito de cidadania, em contraposição à mercantilização e privatização da saúde, visando uma saúde pública de qualidade que superem as desigualdades entre diferentes populações e regiões e à organização e à humanização nos serviços de saúde de modo a atender as necessidades dos usuários e ampliar o acesso.
Além disso, a conferência objetiva discutir sobre o cuidado com as pessoas mediante a realização e a valorização do trabalho multiprofissional e interdisciplinar, a transformação das práticas de saúde e a superação das injustiças que afetam de forma diferenciada a população brasileira, como o racismo, sexismo e intolerância às diversidades; reafirmando, assim, a saúde como direito fundamental do povo brasileiro, pilar estruturante da cidadania e do desenvolvimento da nação.
Mais informações:
Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Jean Marcos Leandro: 8854-3713