Educação promove formação sobre estimulação em crianças portadoras de Síndrome de Down

A Secretaria de Educação promoveu nessa terça-feira (16), no auditório do Paço Municipal, uma formação do Programa de Extensão Incluir. O encontro teve como objetivo de ensinar as participantes a realizar a estimulação em crianças portadoras de Síndrome de Down. O Programa é do curso de Fisioterapia da Universidade Regional de Blumenau (Furb), que está sendo executado nos Centros de Desenvolvimento Infantil (CDIs) de Gaspar.

De forma geral, as pessoas com síndrome de Down apresentam tendência à hipotonia (uma tensão menor do que o normal nos músculos) e a uma flexibilidade exagerada nas articulações. Por isso, durante a formação foram ensinados atividades e exercícios que as professoras podem realizar nas crianças portadoras da síndrome, para ajudar o bebê na superação desses obstáculos desde os primeiros meses de vida.  Cada participante trouxe uma boneca para aprender os movimentos.

O encontro foi ministrado pela professora do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes, responsável pelo Programa. Participaram da formação as professoras suporte, berçaristas e coordenadoras que atuam nos CDIs e escolas do município.

O Programa de Extensão Incluir começou a ser executado no mês de maio de 2014 em Gaspar. O objetivo do programa é capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional, oferecer ideias de melhorias no acesso de alunos com deficiência nos CDIs e escolas e garantir a adaptação dos mesmos.

Sobre o Programa Incluir
O Programa Incluir é coordenado pelos professores do curso de Fisioterapia da Furb, Janaina Real de Moraes e Marcus Vinicius Marques de Moraes, e tem como objetivo auxiliar no processo de inclusão educacional de crianças e adolescentes com deficiência. Ele é composto por dois projetos: o “Mais Inclusão” e a “Formação dos Professores”. 

O projeto “Mais Inclusão” visa oferecer orientações aos professores e pais de alunos com deficiência. Os profissionais do projeto sugerem recursos fisioterapêuticos e materiais pedagógicos adaptados que auxiliem no processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, dão dicas de estabilidade e alinhamento postural e fazem um levantamento das barreiras arquitetônicas das instituições de ensino com possíveis maneiras de eliminá-las.

Já o projeto “Formação de professores” tem como objetivo oferecer um curso de formação continuada para capacitar os profissionais de educação para o processo de inclusão educacional de alunos com deficiência, inicialmente abordando temáticas que sejam de interesse dos professores.

Mais informações:
Coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Kátia Vargas Soares: 3332-8982