Abertura do 24º Festival Escolar da Canção aconteceu nessa quarta-feira (1º)

A Prefeitura de Gaspar, por meio da Secretaria de Turismo, Indústria e Comércio e do Departamento de Cultura, promoveu nesta quarta-feira (1º) a primeira noite do 24º Festival Escolar da Canção (FEC). A abertura do evento foi realizada pelos servidores da Secretaria de Educação que apresentaram a música “Andança” de Danilo Caymmi.

Na primeira noite aconteceram as apresentações das categorias A (5 a 7 anos); B (8 a 10 anos); D (Ensino Médio e EJA); F (Professores e Funcionários); H (Compositores Gasparenses); e J (Estudantes de qualquer Universidade que morem no município).

Com exceção da categoria A, que tinha apenas caráter participativo, as demais categorias foram avaliadas pelos jurados Carlos Schrubbe, Bel Cidral e Ivan Carlos Fernandes. Afinação, ritmo, dicção e expressão foram os critérios utilizados para a avaliação.  Os três primeiros colocados de cada grupo foram premiados com um troféu.

O evento prossegue até essa quinta-feira (2), às 19h, no Ginásio Prefeito João dos Santos. A segunda noite do FEC contará com as apresentações das categorias C (11 a 15 anos – Ensino Fundamental); E (Duplas – qualquer idade); G (Pais) e I (No mínimo 50% da banda esteja matriculada em alguma escola do município). O evento é aberto ao público e a entrada custa R$ 3.

O festival tem como objetivo incentivar a cultura musical e oportunizar a comunidade escolar gasparense a mostrarem suas habilidades por meio da música.

O FEC integra a programação do Festival de Inverno de Gaspar (Festinver), que prossegue até o dia 19 de julho. A programação completa está disponível no site www.gaspar.sc.gov.br, no banner Programação Festinver.

 

Confira os resultados da 1ª noite do FEC:

 

Categoria “A” ( de 5 a 7 anos) – apenas caráter participativo

Músicas

Intérpretes

Escola

Amizade

Lara Zuchi

Colégio Universitário

Domingo de manhã

Amanda e Lara

EEB Frei Godofredo

A casa

Maria Rita França Coelho

CEI Evolução

Qui nem Jiló

Júlia Beduschi da Silveira Ataya

Colégio Madre Francisca Lampel

Zen

Yasmim Francine Lamin

EEB Ivo D’Aquino

                     

Categoria “B” (8 a 10 anos)

Colocação

Músicas

Intérpretes

Escolas

Amanhã Colorido

Maria Clara Crespi Cardoso

Colégio Madre Francisca Lampel

 Esconderijo

João Pedro carvalho

EEB Ivo D’Aquino

 Vou deixar

Isabella Catapan

EEB Zenaide S. Costa

 

Categoria “D” (Ensino Médio e EJA)

Colocação

Músicas

Intérpretes

Escolas

 When I was your man

Bruna Maring Sansão

Colégio Universitário

 Melodia do Amor

Sara Gomes Lacerda

EEB Frei Godofredo

 Por onde andei

Ana Luiza Zermiani

Colégio Me. Francisca Lampel

         

 

Categoria “F” ( Professores e Funcionários )

Colocação

Músicas

Intérpretes

Escolas

Alô

Cláudio Lamim

EEB Frei Godofredo

Lounge

Luciane Magali Costódio Berti

Colégio Universitário

                 

Categoria “H” (Compositores Gasparenses)

Colocação

Músicas/Compisotores

Intérpretes

Escolas

 

 Primeiras Letras

 Luana Costódio Berti

Maria Luiza Bendini Foppa

Colégio Universitário

 É fácil compor

 Welliton Lins

Welliton Lins

EEB Prof. Honório Miranda

 Sonho e Música

 Bruno Rayzer Ferreira

Bruno Rayzer Ferreira

EEB Ivo D’Aquino

 

Categoria “J” (Universitários)

Músicas

Intérpretes

Escolas

Hoje

Luana Costódio Berti

FURB

 

Sobre os jurados:

 

Carlos Schrubbe

Carlos é professor e pesquisador na área de música e formado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB). É idealizador do projeto Vila EnCantos, diretor de cultura da Fundação Cultural de Blumenau e ativista cultural no distrito da Vila Itoupava, em Blumenau. Schrubbe iniciou os estudos de violão aos seis anos de idade e trabalhou por dois anos como professor na Escola de Música do Teatro Carlos Gomes. Foi professor e diretor do Centro Cultural da Vila Itoupava, onde aplicou projetos educacionais de música, dança e teatro em um espaço musicológico.

Em 2014, foi reconhecido como personalidade musical do ano no estado de Santa Catarina, pela Academia Catarinense de Letras e Artes. Hoje atua também como guitarrista do grupo Vila Bossa Jazz, barítono no coro de câmara Vocal Consort Blumenauensis e se dedica à pesquisa e performance bem orientada dos períodos barroco e clássico ao violão, fundindo os resultados nas execuções de jazz. 

 

Ivan Carlos Fernandes

Violonista e vocalista com experiência de mais de 30 anos no meio musical, atuou em várias orquestras e bandas de Santa Catarina, como: “Orquestra  Caravelli”, “Erinho e Sua  Orquestra”, “Banda S/A”  e  “Banda  Cavalinho”.

Tem também três CD’s gravados, com composições próprias e também composições de artistas nacionais renomados, trabalho este direcionado ao público argentino devido as experiências obtidas em Buenos Aires e Córdoba. Ivan trabalhou na Europa por três anos divulgando a boa música brasileira com seu jeito peculiar e único de tocar violão.

Atualmente seu repertório é composto por canções e composições de Tom Jobim, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso e Chico  Buarque.

 

Bel Cidral

Cantora nascida no Rio Grande do Sul iniciou sua vida artística há 13 anos após o convite de uma amiga para participar em um evento. Apesar do episódio sentia-se à vontade com a música, pois a família e parentes gostavam muito de reunir-se nos fins de semana para cantar e tocar seus instrumentos.

Frequentou cursos de técnica vocal, mas também aprendeu muito ouvindo e cantando com a parceria de vários colegas instrumentistas.
Gravou CD’s em  que interpreta músicas de grandes compositores como Chico Buarque e Tom Jobim.

Hoje interpreta vários ritmos da música popular brasileira e também ritmos da música americana e espanhola.

 

Mais informações:

Diretor de Cultura, Gabriel Corrêa: 3332-8982 ou 9915-6539