Inscrições para curso sobre Criação de Jundiá com enfoque Agroecológico prosseguem até dia 26 de julho
Estão abertas as inscrições para o Curso de Criação de Jundiá com Enfoque Agroecológico no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus de Gaspar. Os interessados podem se inscrever ate o dia 26 de julho. O curso faz parte do Projeto de Desenvolvimento da Piscicultura de Gaspar do IFSC/Gaspar, aprovado em 2014. O projeto é uma parceria do IFSC e a Prefeitura de Gaspar, com apoio da Associação dos Aquicultores de Gaspar (Aquipar) e Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).
As inscrições devem ser feitas no site www.ifsc.edu.br ou no campus IFSC Gaspar, localizado na rua Adriano Kormanmn, 510, no bairro Bela Vista. A relação dos candidatos selecionados em primeira chamada sai no dia 28 de julho. O único pré-requisito para participar é ser alfabetizado.
O curso de qualificação é na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), com 30 vagas disponíveis e com carga horária de 60 horas. As aulas serão ministradas nas dependências do IFSC- Campus de Gaspar sempre nas terças-feiras no período matutino, das 8h às 12h, ou no período vespertino, das 13h às 17h. O curso inicia no dia 11 de agosto e prossegue até 13 de outubro. As aulas serão coordenadas principalmente por profissionais da Epagri e da iniciativa privada.
Dentro da programação das aulas serão abordados diversos assuntos sobre a criação de jundiá. Serão realizadas ainda visitas técnicas nas estações experimentais da Epagri, nos produtores de alevinos e nos criadores da região que já trabalham com a espécie.
O jundiá (Rhamdia quelen) é uma espécie de bagre, nativa, com um potencial de criação para a região, bem como um mercado promissor, em virtude do sabor da carne, sem espinhos, e que se adapta ao clima do estado. O jundiá tem sido pesquisado por diversas instituições e tem se mostrado como espécie alternativa de criação em todo
território no estado de Santa Catarina.
Mais informações sobre o curso podem ser encontradas nos sites www.gaspar.ifsc.edu.br ou www.ifsc.edu.br ou ainda pelo telefone do IFSC 3318-3700. As dúvidas podem também serem tiradas com Engenheiro Agrônomo, Henrique da Silva Pires, da Secretaria de Agricultura, pelo telefone 3332-2990.
Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260