Saúde de Gaspar lança Campanha de Vacinação contra a Poliomielite

A Secretaria de Saúde de Gaspar realizará de 15 a 31 de agosto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) destinada às crianças de seis meses até menores de cinco anos (até 4 anos, 11 meses e 29 dias). A meta do município é vacinar cerca de quatro mil crianças.

O Dia Nacional de Vacinação acontecerá no dia 15 de agosto. Nesta data, algumas unidades de saúde atenderão das 8h às 17h.

Durante o período da campanha, as crianças menores de cinco anos poderão atualizar seus esquemas vacinais, pois todas as vacinas destinadas a esta faixa etária estarão disponíveis nas Unidades de Saúde que possuem sala de vacina. 

É importante que os pais ou responsáveis tragam o cartão vacinal da criança quando forem aos postos de vacinação.

 

Sobre a poliomelite

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa grave e a única forma de prevenção é por meio da vacinação. Na maioria dos casos, a criança não vai a óbito quando infectada, mas adquire sérias lesões que afetam o sistema nervoso, provocando paralisia permanente ou transitória, principalmente nos membros inferiores. A deficiência motora instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias.

A doença é transmitida pelo poliovírus, que é carregado pelas fezes e gotículas expelidas durante a fala, tosse ou espirro da pessoa contaminada. Falta de higiene e de saneamento na moradia, além da concentração de muitas crianças sem vacinação em um mesmo local, favorecem a transmissão.

Não há tratamento específico para a poliomielite. Todos os casos devem ser hospitalizados, procedendo-se ao tratamento de suporte, de acordo com o quadro clínico do paciente. Somente a prevenção, por meio da vacina, garante que a pessoa fique imune à doença. (Fonte: Ministério da Saúde)

 

 

Mais informações:
Secretário de Saúde, Cleones Hostins: 3703-3700 ou8827-0162.