Piscicultores de Gaspar receberam excursão de jovens participantes de curso da Epagri de Itajaí

Os piscicultores gasparenses Nelço Hilleshein e Paulo Marangoni, que moram na localidade da Garuba, receberam no dia 22 de julho em suas propriedades uma excursão de jovens rurais. O grupo era formado por participantes do Curso de Formação em Liderança, Gestão e Empreendedorismo, ministrado no Centro de Treinamento da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Ruralde Santa Catarina (Epagri) de Itajaí.

O objetivo principal da visita ao município foi ver como é feito o manejo e a gestão de propriedades com piscicultura que estão dando certo.  As visitas foram acompanhadas pelos engenheiros agrônomos Josi Rodrigues Prestes, da Epagri, e Henrique da Silva Pires, da Secretaria Municipal de Agricultura, que juntos aos proprietários fizeram uma explanação sobre a atividade e responderam questionamentos dos alunos.

Até o momento foram realizados 26 cursos em 13 Centros de Treinamentos da Epagri, alcançando jovens das 27 regiões de Santa Catarina. Os cursos variam de oito a dez semanas e são ministrados em esquema de alternância, com etapas que mesclam teoria e prática. Os alunos elegem uma temática de acordo com seu interesse, com o objetivo de despertar o seu potencial empreendedor.

Como resultados do curso, são elaborados projetos individuais e comunitários, levando em conta os aspectos sociais, culturais, ambientais e econômicos envolvidos. As melhores propostas são selecionadas e recebem verba do SC Rural, com contrapartida do agricultor, para serem colocadas em ação. Os projetos abrangem diferentes temáticas, como piscicultura, bovinocultura de leite, bananicultura, agroindústria, olericultura, turismo rural, entre outros.

Mais informações:
Secretário de Agricultura, Alfonso Bernardo Hostert: 3332-2990 ou 8809-2260.