Prefeito participa de reunião de trabalho sobre revezamento da Tocha Olímpica

O prefeito de Gaspar, Pedro Celso Zuchi, acompanhado da vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa e do secretário interino de Indústria, Comércio e Turismo, Dayro Bornahusen, participou nessa sexta-feira (28) de uma reunião de trabalho que tratou dos detalhes do revezamento da Tocha Olímpica em 2016 nas cidades catarinenses.  O evento aconteceu em Florianópolis, com a presença do ministro do Esporte George Hilton; dos secretários de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Filipe Mello, e da Segurança Pública, César Augusto Grubba e demais prefeitos catarinenses. O ciclista Soelito Gohr (campeão mundial de ciclismo paralímpico) e a ex-jogadora da seleção brasileira vôlei Ida Alvares, medalhista de bronze em Atlanta 1996, também estiveram presentes na solenidade.

Em Santa Catarina o revezamento da tocha acontece, entre maio e agosto do próximo ano, nos municípios de Florianópolis, Araranguá, Sombrio, Criciúma, Tubarão, Laguna, Palhoça, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú, Itajaí, Ilhota, Gaspar, Blumenau, Jaraguá do Sul, São Francisco do Sul, Joinville, São Lourenço do Oeste, Chapecó e Concórdia.  O município de Gaspar teve a confirmação em um evento realizado em Brasília no mês de junho deste ano com a presença da vice-prefeita, Mariluci Deschamps Rosa.

Um comitê será responsável no município pela organização para planejar como acontecerá o recebimento da tocha em Gaspar. O símbolo permanecerá no município durante 15 minutos e ficará a critério do comitê escolher em qual local acontecerá a passagem do comboio com a chama exposta.

A Rota de Revezamento da Tocha Olímpica começará em maio de 2016, em Brasília. Durante mais de noventa dias, o revezamento da tocha vai percorrer 20 mil quilômetros por estradas e ruas, e dez mil milhas de avião passando por 500 cidades. Em 5 de agosto de 2016, a tocha chegará ao Rio para marcar o início oficial dos Jogos, no estádio do Maracanã.

Os jogos ocorrerão na cidade do Rio de Janeiro em agosto de 2016 e deverá reunir 10.500 atletas de 205 países. Ao todo, serão disputadas 42 modalidades, entre natação, atletismo, vôlei e basquete. Além do Rio, as cidades de Brasília (DF), São Paulo (SP), Manaus (AM), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA) sediarão jogos do futebol.

Revezamento

O Revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016 é realizado pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 e patrocinado por Coca-Cola, Nissan e Bradesco.  Cronograma do Revezamento da Tocha:

– A Tocha viajará o país por cerca de 90 a 100 dias

– Percorrerá em torno de 300 cidades dos 26 estados brasileiros, além do Distrito Federal (82 dessas cidades foram anunciadas na sexta-feira)

– Percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas e ruas do país

– Viajará em torno de 10 mil milhas aéreas, no trecho entre Teresina e Campo Grande

– Será carregada por cerca de 12 mil condutores da tocha, em trechos de aproximadamente 200 metros cada;

 

Como participar do revezamento da Tocha Olímpica

A quantidade de participantes ainda será definida pela organização da Rio 2016, mas aqueles que quiserem podem se inscrever nos sites patrocinados do evento, que vão indicar participantes ao revezamento. Os interessados devem acessar os sites da Coca Cola, Nissan e Bradesco. Além dos indicados pelas empresas, serão definidos outros condutores que terão o papel de multiplicar os valores olímpicos. Cada condutor percorrerá um trecho de 200 metros.

 

A Coca-Cola selecionará condutores por meio da campanha “Isso é Ouro” e através de eventos como os Jogos Escolares da Juventude e as Paraolimpíadas Escolares.

 

Já Nissan convida o público em geral a participar da promoção no site quemseatreve.com.br. Basta contar uma história de atrevimento e dedicação.

 

O Bradesco promove no site revezamentobra.com.br uma ação onde o internauta poderá indicar um amigo para participar do tour pelo Brasil. Basta preencher o cadastro e participar. As promoções dos patrocinadores vão até outubro e novembro de 2015. Os vencedores serão conhecidos até o final do ano.

 

Inscrições no revezamento:

 www.revezamentobra.com.br;

 www.quemseatreve.com.br;

issoeouro.cocacola.com.br;

 

Quatro condutores já foram definidos
Em agosto deste ano foram convidados quatro condutores da Tocha Olímpica:

Nalbert Tavares Bittencourt campeão olímpico de vôlei em Atenas 2004,é um dos quatro primeiros a conduzir um dos símbolos olímpicos. 

Gabriel Rocha, de 13 anos. Com paralisia cerebral desde que nasceu, participou recentemente ao lado do pai da Maratona do Rio.

Lara Leite de Castro. Lara foi a primeira brasileira na história a fazer esse gesto, na Olimpíada de Barcelona, em 1992. Professora de educação, na época foi escolhida num concurso de redação.

Jobson Junior é morador de uma comunidade do Rio e foi escolhido pelo exemplo de dedicação ao vir de Pernambuco no ano passado, ter aprendido música sozinho e ter vencido, mesmo em pouco tempo, um concurso para ser garoto-propaganda da Coca-Cola.

Mais informações:
Vice-prefeita de Gaspar, Mariluci Deschamps Rosa: 8836-8872