Gaspar sediou Ativação Regional das Praças CEUs de Santa Catarina
Gaspar sediou nessa quinta-feira (22) o encontro de “Ativação Regional das Praças CEUs do estado de Santa Catarina”. O evento, que aconteceu Centro de Artes e Esportes Unificados de Gaspar (CEU), contou com a presença dos coordenadores da Diretoria de Programas Especiais de Infraestrutura Cultural do Ministério da Cultura, Renato Schattan e Adriana Nunes; do Chefe da Representação Regional de Santa Catarina do Ministério da Cultura, Alexandre Gouveia Martins; e da técnica do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Cristiana Gonçalves de Oliveira.
Além de Gaspar, participaram representantes dos outros municípios de Santa Catarina que possuem um CEU inaugurado ou com a construção em andamento. Além disso, um representante de Bagé, no Rio Grande do Sul, participou do encontro.
O evento teve como objetivo capacitar os envolvidos na manutenção dos centros, na definição de estratégias, para maior envolvimento da comunidade nas atividades oferecidas, e na gestão compartilhada, além de promover a integração, o trabalho em rede e a troca de experiência entre as equipes das unidades, tanto daquelas em funcionamento quanto das que estão em fase de implantação.
A programação contou com debates sobre a representação regional e apoio às Praças; sobre as possibilidades de inclusão de programas e políticas dos ministérios parceiros nas Praças CEUs; e sobre a infraestrutura dos CEUs; e gestão compartilhada e mobilização social.
Sobre o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU)
Em março de 2010, o Governo Federal lançou a segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2). A Praça do Esporte e da Cultura (PEC), agora denominada Centros de Artes e Esportes Unificados (CEUs) compõe o PAC 2 no Eixo Comunidade Cidadã, assim como outros equipamentos sociais de saúde, educação e segurança pública.
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) tem como objetivo integrar, em um mesmo espaço físico, programas e ações culturais, práticas esportivas e de lazer, formação e qualificação para o mercado de trabalho, serviços socioassistenciais, políticas de prevenção à violência e inclusão digital, de modo a promover a cidadania em territórios de alta vulnerabilidade social das cidades brasileiras.
Em Santa Catarina, quatro CEUs estão inaugurados, nos municípios de Gaspar, Chapecó, Navegantes e São Bento do Sul. Além disso, outros nove estão em andamento, nas cidades de Caçador, Criciúma, Içara, Itajaí, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, Palhoça e São José.
Em Gaspar, o CEU foi inaugurado em março deste ano e conta com dois edifícios multiuso, em uma área de três mil m², compreendendo: auditório, biblioteca, cineteatro com disponibilidade para 60 pessoas, equipamentos de ginástica, sala para o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), pista de skate, playground, pista de caminhada, quadra poliesportiva coberta e telecentro.
O Centro de Artes e Esportes Unificados beneficia diretamente cerca de 40% da população, ou seja, mais de 22 mil pessoas que residem nessa área de abrangência, como os bairros Gaspar Mirim, Gasparinho, Centro, Santa Terezinha e Sete de Setembro.
Mais informações:
Diretor-Presidente da Fundação Municipal de Esportes, Marcelo Fontes Schramm: 3332-2679 ou 8837-0912.