Saúde distribui materiais sobre manutenção do sistema de tratamento de esgoto domiciliar
A Secretaria de Saúde de Gaspar, por meio da Vigilância Sanitária, distribuirá a partir desta quarta-feira (18) materiais informativos sobre a importância da manutenção e limpeza periódica dos sistemas individuais de tratamento de esgoto domiciliar, conhecido como fossa séptica. A entrega dos folders será feita em todo o município pelos agentes comunitários de saúde, que também tirarão as dúvidas dos moradores sobre o assunto. Os informativos, produzidos pela Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (AMMVI), contam com dados importantes, como dicas, curiosidades e ilustrações explicativas.
É necessário fazer anualmente a manutenção do sistema de esgoto, para prevenir doenças transmitidas pela água. O custo da limpeza é de aproximadamente R$200, podendo custar menos quando vizinhos se organizarem e contratarem uma mesma empresa que preste este serviço. Evitar a poluição de rios, córregos e ribeirões contribui para uma vida mais saudável da população e afeta diretamente o meio ambiente e até a economia.
Todos os imóveis que não são atendidos por uma rede coletora de esgoto devem ter um sistema de fossa séptica (sistema de tratamento de esgoto individual). Caso contrário, as residências estarão sujeitas a penalidade, conforme previsto no art. 54 da Lei Federal nº 9.604 de fevereiro de 1998. Este sistema deve seguir o dimensionamento e a operação de acordo com as normas técnicas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) – NBR 13969 e NBR 7229.
Mais informações:
Diretor de Vigilância em Saúde, Luiz Carlos Venske: 3703-3700