Procon de Gaspar fica em 9º no ranking de atendimentos entre os municípios integrantes do Sindec
A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Gaspar (Procon) ficou em 9º no ranking de atendimentos de 2015 entre os 87 Procon’s de Santa Catarina que integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ao todo, a coordenadoria do município realizou 6.202 atendimentos, resolvendo 88% dos casos.
Dos atendimentos realizados, 2.459 foram de atendimento preliminar; 1.622 de Simples Consulta; 1.453 da Carta de Informações Preliminares (CIP), em que o órgão encaminha documentos para as empresas solicitando informações e resolução da demanda do consumidor; e 946 retornos da CIP. Além disso, foram instaurados 215 processos administrativos e realizadas 144 audiências de conciliação.
A área em que mais foram realizados atendimentos pelo Procon do município foi a de serviços essenciais, que representou 37,09% dos casos; em 2º lugar foi assuntos financeiros, representando 22,57% dos atendimentos; seguido por produtos, com 22,16%; e serviços privados, com 10,48%.
Desde o dia 1º de agosto de 2013 todos os atendimentos do Procon passaram a ser efetuados por meio do Sistema Informatizado disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).
Segundo o Sindec foram registrados no estado de Santa Catarina 182.456 atendimentos em 2015, representando um aumento de 37,4% em relação a 2014.
Confira as empresas no ranking de atendimentos em Gaspar em 2015:
Oi S/A./ Oi Móvel S/A. |
1.271 |
Tim Celular S.A. |
397 |
Claro S.A. |
220 |
Vivo S.A. |
212 |
Sky Brasil Serviços Ltda. |
138 |
GVT |
123 |
Lojas Salfer Sa |
120 |
Celesc Distribuição S.A |
119 |
Lojas Berlanda |
116 |
Caixa Econômica Federal |
108 |
Banco Bradesco Sa /Bradescard/Bradesco Cartões |
100 |
Lojas Volpato |
76 |
Itaucard/Itaú Unibanco/Itaú Seguros |
72 |
Universo Online |
66 |
Mercadomoveis Ltda |
61 |
Atendimento por área
Serviços Essenciais |
2.163 |
37,09% |
Assuntos Financeiros |
1.316 |
22,57% |
Produtos |
1.292 |
22,16% |
Serviços Privados |
611 |
10,48% |
Sobre o Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.
O sistema permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.
Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito do Ministério da Justiça.
Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. O acesso aos dados, informações e gráficos do Sindec cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor.
Mais informações:
Diretor-Geral do Procon, Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 9961-8512