Procon de Gaspar fica em 9º no ranking de atendimentos entre os municípios integrantes do Sindec

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor de Gaspar (Procon) ficou em 9º no ranking de atendimentos de 2015 entre os 87 Procon’s de Santa Catarina que integram o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Ao todo, a coordenadoria do município realizou 6.202 atendimentos, resolvendo 88% dos casos.

Dos atendimentos realizados, 2.459 foram de atendimento preliminar; 1.622 de Simples Consulta; 1.453 da Carta de Informações Preliminares (CIP), em que o órgão encaminha documentos para as empresas solicitando informações e resolução da demanda do consumidor; e 946 retornos da CIP. Além disso, foram instaurados 215 processos administrativos e realizadas 144 audiências de conciliação. 

A área em que mais foram realizados atendimentos pelo Procon do município foi a de serviços essenciais, que representou 37,09% dos casos; em 2º lugar foi assuntos financeiros, representando 22,57% dos atendimentos; seguido por produtos, com 22,16%; e serviços privados, com 10,48%.

Desde o dia 1º de agosto de 2013 todos os atendimentos do Procon passaram a ser efetuados por meio do Sistema Informatizado disponibilizado gratuitamente pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

Segundo o Sindec foram registrados no estado de Santa Catarina 182.456 atendimentos em 2015, representando um aumento de 37,4% em relação a 2014.

Confira as empresas no ranking de atendimentos em Gaspar em 2015: 

Oi S/A./ Oi Móvel S/A.

1.271

Tim Celular S.A.

397

Claro S.A.

220

Vivo S.A.

212

Sky Brasil Serviços Ltda.

138

GVT

123

Lojas Salfer Sa

120

Celesc Distribuição S.A

119

Lojas Berlanda

116

Caixa Econômica Federal

108

Banco Bradesco Sa /Bradescard/Bradesco Cartões

100

Lojas Volpato

76

Itaucard/Itaú Unibanco/Itaú Seguros

72

Universo Online

66

Mercadomoveis Ltda

61

Atendimento por área

Serviços Essenciais

2.163

37,09%

Assuntos Financeiros

1.316

22,57%

Produtos

1.292

22,16%

Serviços Privados

611

10,48%

 

Sobre o Sindec
O Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec) é uma política pública que, por meio de um conjunto de soluções tecnológicas, representa um eixo fundamental de integração do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor (SNDC) e de fortalecimento da ação coordenada e harmônica entre seus órgãos.

O sistema permite o registro dos atendimentos individuais a consumidores, a instrução dos procedimentos de atendimento e dos processos de reclamação, além da gestão das políticas de atendimento e fluxos internos dos Procons integrados e a elaboração de Cadastros Estaduais e Nacional de Reclamações Fundamentadas.

Todo esse trabalho, harmônico e articulado entre os Procons, gera informações que são consolidadas nos bancos de dados estaduais e replicados na base de dados nacional do Sindec no âmbito do Ministério da Justiça.

Essa base nacional é uma fonte valiosa de informações para elaboração da Política Nacional das Relações de Consumo, para informação aos consumidores e aos diversos interessados na proteção e defesa do consumidor, bem como incentivo aos fornecedores para aperfeiçoarem cada dia mais o seu relacionamento com os consumidores. O acesso aos dados, informações e gráficos do Sindec cumpre o princípio constitucional da publicidade na Administração Pública, reforça a cultura da prevenção e permite a promoção de políticas públicas nacionalmente integradas para a Defesa do Consumidor.

Mais informações:
Diretor-Geral do Procon, Roberto Procópio de Souza:3332-9539 ou 9961-8512