Unidades de Saúde passarão temporariamente por número reduzido de vacinas de Hepatite, Tetraviral e Dupla Adulto

As Unidades de Saúde de Gaspar podem ficar sem a vacina contra a hepatite B e a Tetraviral, que oferece proteção contra Sarampo, Rubéola, Caxumba e Varicela (catapora). Além disso, a vacina contra o tétano e difteria (dupla adulto), destinada a pessoas com mais de 7 anos, também conta com número reduzido no estoque.

A Secretaria de Saúde vem organizando o processo de distribuição das vacinas até que o abastecimento seja normalizado. A orientação inicial da Vigilância Epidemiológica Estadual é que a vacina contra a hepatite B seja destinada aos recém-nascidos, às gestantes e aos profissionais de saúde em situações específicas. Já a vacina dupla adulto deverá ser priorizada às gestantes e acidentados.

Os estudantes que necessitam da “Declaração de Atualização de Esquemas Vacinais” e estão em falta com doses de “dupla adulto” e “hepatite B” receberão um documento da Unidade de Saúde informando à escola que os alunos poderão recebê-las futuramente.

Vacina em falta:

  •      Hepatite A, destinada às crianças de 15 a 24 meses;

Vacinas com estoque reduzido

  • Dupla Adulto, destinada a todas as pessoas com mais de 7 anos de idade;
  • Hepatite B, destinada a todas as pessoas a partir do nascimento;
  • Tetraviral, destinada às crianças de 15 a 24 meses;


O que será feito

  •     –  As crianças que não puderem receber a vacina serão registradas para serem chamadas quando o estoque normalizar. Elas terão o seu direito garantido mesmo que ultrapassem a faixa etária recomendada nesse período;

– Estudantes que precisarem receber a vacina ou o reforço para matrícula escolar terão direito a uma declaração para apresentar na Unidade Escolar e posteriormente serem vacinados;

Vacinas disponíveis

Todas as vacinas restantes estão com estoque normal nas Unidades de Saúde que possuem sala de vacina.

Justificativa do desabastecimento

A questão do desabastecimento é nacional. Em relação à distribuição de rotina do mês de dezembro, o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde encaminhou nota informando a situação sobre as vacinas. Em relação às citadas acima, esclareceu que:

– Hepatite A –  não houve envio devido à indisponibilidade de estoque. As cargas de vacina recebidas no final de novembro aguardavam o processo de desembaraço alfandegário e análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para posterior envio aos estados;

– Hepatite B – não houve envio aos estados pela indisponibilidade de estoque e ao atraso na entrega pelo Instituto Butantan, desde o mês de agosto, totalizando 17 milhões de doses. Aguarda-se posição do laboratório;

– Dupla adulto dT – quantitativo reduzido devido à baixa disponibilidade em estoque. Cerca de 20 milhões de doses chegaram ao país no mês de novembro e passavam por desembaraço alfandegário, liberação do termo de guarda e posterior análise pelo INCQS para posterior distribuição aos estados.

– Tetraviral e varicela monovalente – não houve envio aos estados pela indisponibilidade de estoque. Doses da vacina varicela monovalente aguardam trâmites administrativos para posterior análise do INCQS, para então serem distribuídas aos estados. 

Mais informações:
Secretário de Saúde, Cleones Hostins: 3703-3700 ou8827-0162