Assistência Social promove seminário sobre cuidados para criança e o adolescente nesta sexta-feira (1º)

A Secretaria de Assistência Social está promovendo nesta sexta-feira, 1º de abril, um seminário para discutir sobre cuidados para crianças e adolescentes para além do acolhimento como garantia de convivência familiar e comunitária. O encontro prossegue até as 17h no auditório do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Gaspar, no bairro Bela Vista.

Na parte da manhã aconteceu a abertura oficial do evento que contou com a presença do prefeito Pedro Celso Zuchi; da vice-prefeita Mariluci Deschamps Rosa; da Secretária de Assistência Social, Maristela Cizeski; da Promotora Substituta de Justiça da Comarca de Gaspar, Isabela Ramos Philippi; e da Diretora do IFSC Campus Gaspar, Ana Paula Kuczmynda da Silveira.

Após a cerimônia, os participantes prestigiaram uma palestra sobre o acolhimento das crianças e adolescentes no Brasil, na América Latina e no Caribe, ministrada por Rosa Maria Ortiz, que já integrou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH).

O seminário é voltado para instituições que atuam junto ao sistema de garantia de direitos, gestores, trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e a comunidade em geral. O objetivo do evento é debater ações que podem ser tomadas para melhorar os serviços de acolhimento das crianças e adolescentes do município, garantindo a convivência familiar e comunitária e não apenas o acolhimento institucional.

A programação do seminário na parte da tarde trará um panorama sobre o Serviço de Família Acolhedora no Brasil, coordenado pela assistente social do Poder Judiciário da Comarca de São Bento do Sul, Isabel Luzia Fuck Bittencourt. A programação encerra com uma apresentação sobre o Serviço da Família Acolhedora de São Bento do Sul, feito pela assistente social Viviane Aparecida Hinke e pela psicóloga Maiara Dufloth Pelissa.

Sobre as palestrantes:

Rosa Maria Ortiz
Rosa María Ortiz integrou a Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) entre os anos de 2012 e 2015. Possui graduação em comunicação social e especialização em direitos da criança e do adolescente. Foi Vice-Presidente do Comitê das Nações Unidas dos Direitos da Criança e assessora de Direitos Humanos e Diversidade Cultural da Secretaria Nacional de Cultura da Presidência da Republica do Paraguai.

É fundadora e membro de várias organizações de direitos humanos, como Decidamos, Global, Tekoha, Callescuela e Ateliê de Comunicação e Educação Popular. Em 2003 recebeu o prêmio Mulher Paraguaia da Secretaria da Mulher da Presidência do Paraguai, e em 2010 foi reconhecida com o prêmio Peter Benenson para a Defesa dos Direitos Humanos, entregue pelo escritório da Anistia Internacional no Paraguai.

Isabel Luzia Fuck Bittencourt
É assistente social do Poder Judiciário da Comarca de São Bento do Sul e membro do GT Nacional Pró-Convivência Familiar e Comunitária. Possui Especialização em Metodologia de Enfrentamento da Violência contra Crianças e Adolescentes pela PUC/PR.

Mais informações:
Diretora de Proteção Social, Janice da Rosa: 3397-0068